sexta-feira, 1 de abril de 2011

O Notável Wallace Rodolfo Pereira da Silva

Na manhã deste 01/04/2011, em sessão solene realizada no Plenário Tarquínio Soares e Silva da Câmara Municipal de Poxoréu, a UPE, por unanimidade recebeu como seu mais novo Notável, o escritor Wallace Rodolfo Pereira da Silva.

O jovem upenino teve seu pedido de ingresso feito pelos upeninos Gaudêncio Amorim, João de Souza, Izaias Resplandes e Luís Carlos Ferreira. Além de excelente declamador (inclusive declamara minutos antes da apresentação um lindo poema de Gaudêncio), Wallace acaba de ter uma de suas produções aprovadas e publicadas na Revista Africa e Africanidades - Ano III, Nº. 12 - FEv. 2011., cujo resumo segue abaixo. Além disso, o artigo pode ser lido na íntegra no link indicado ao final.

A Diretoria Upenina dá as suas mais cordiais boas-vindas ao novo membro.

MULTICULTURALISMO E MINORIAS NEGRAS: UMA REFLEXÃO NECESSÁRIA PARA A EDUCAÇÃO

RESUMO: Este texto tem como objetivo discutir a questão da formação da identidade, a negociação da cultura e da diferença, questões trazidas para dentro do espaço escolar. A pesquisa, de cunho bibliográfico, se baseia na reflexão e análise das idéias contidas nas obras dos autores pesquisados. O sistema escolar está pensado para homogeneizar as pessoas e/ou culturas. Não existe ainda uma educação que insira, de forma séria, em seu currículo, uma formação para se trabalhar com a diversidade cultural, é esse o ponto de partida da discussão proposta neste texto. As minorias vem sendo, cada dia mais, massacradas; os seus direitos são violados; as suas conquistas não são respeitadas. Apesar de reconhecer a existência de muitas minorias, a discussão desse artigo se focará na questão dos negros. Eles, que são os maiores construtores dessa terra, aqueles que mais contribuíram para o seu crescimento, vivem hoje à margem da sociedade, oprimidos pelo sistema, oprimidos pelo preconceito. Nos livros de história só são lembrados pelo trabalho compulsório, escravo; nas novelas só os apresentam como bandidos, empregados “engraçadinhos”, ou como políticos ricos e corruptos; não ensinam o seu culto, a sua religião, pois é “coisa do diabo”, o único culto válido, mesmo na escolas públicas, é o culto judaico-cristão. Os autores analisados para a construção desse texto apontam a educação multicultural como uma forma de combater as representações negativas que circulam em diferentes contextos e de desenvolver uma educação e um currículo que valorize as diferenças.

Palavras-chave: Cultura, diferença negra, educação.
Leia mais em: http://www.africaeafricanidades.com/documentos/12022011_18.pdf

Um comentário:

  1. è isso ai profº ..
    o seenhor ta daando show em mtoos pooetas qe veejo poor aai !!

    ResponderExcluir