domingo, 17 de abril de 2011

Jornal “O Upenino”


A UPE publica o jornal “O Upenino” desde setembro de 1990 (nº 1). Em 21/12/2010, publicou a edição nº. 21. Já são vinte anos de registros culturais do que acontece e se produz no Município de Poxoréu.


A edição nº. 1 trazia na capa a matéria intitulada “O 7 de Setembro”, escrita por Izaias Resplandes de Sousa, então Secretário Geral da UPE. Naquela matéria, o autor expôs suas idéias sobre a independência do Brasil. Considerou o entendimento simplista das crianças de que no dia 7 de setembro de 1822, pela bravura de Dom Pedro I, o Brasil se tornara independente de Portugal. E avançou no entendimento de que a independência do Brasil é uma luta histórica e que deve ser incentivada pelas lideranças. Segundo o escritor, o 7 de setembro precisa ser marcado com movimentos que lembre a importância dessa luta para a construção da nossa identidade. O jovem precisa de um momento para dizer que ama o seu País e está disposto a fazer o seu melhor para que ele seja de fato independente.

O prof. João de Souza, Secretário Geral da UPE, durante a reunião da entidade realizada em 17/04/2011, falou sobre a importância do jornal O Upenino para a cidade de Poxoréu. Ele é um veículo confiável de transmissão da cultura deste Município para as gerações futuras. Na mesma data, a entidade decidiu envidar esforços para editar uma edição do jornal a cada bimestre, devendo a edição de nº 22 ser entregue à comunidade até o dia 30 de junho de 2011.

A Coordenação Editorial do Jornal “O Upenino” ficará a cargo do Prof. Gaudêncio Filho Rosa de Amorim (Editor) e do Prof. Edinaldo Pereira de Souza (Co-Editor).

Estaremos aguardando ansiosamente a chegada dessa nova edição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário