quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Júlio Muller comemora a vitória de Maria Eduarda no Recital Upenino 2012

Essa matéria está sendo republicada em substituição à anterior que continha um incorreção. A poesia declamada por ela foi "Sertanejo", de Graciano Araújo. E essa brilhante intérprete é aluno do 1º ano da Escola Júlio Muller. Agradecemos as informações prestadas por Elisângela Maria Francisca.
 
As professoras Neinha e Suizzi, integrantes da Equipe Gestora da Escola Júlio Muller, comemora a vitória de sua aluna Maria Eduarda.


 A apresentação de Maria Eduarda foi excepcional. Ela realmente emocionou o público com sua interpretação.


SERTANEJO

 Sou um pobre peregrino
Que veio lá do sertão
De onde deixei Maria,
José e meu irmão...


Terra de gente sofrida
Que anda de pés no chão
Tentando tirar da terra
A sua alimentação...


O senhor não sabe, seu moço,
Como sofre o meu sertão
Que dói aqui no meu peito
Ver essa gente na mão...


Moço trabalhei duro
por esse sertão sofrido
Mas a seca foi demais
Não vi meu feijão florido.


Saia na madrugada
E corria pelo estradão
O sol queimando o meu rosto
Meus pés ardendo no chão...


Abri cavas, plantei milho,
Plantei soja e algodão
Na esperança que a chuva
Molhasse minha plantação...


A chuva lá não caiu
Perdi minha plantação
Perdi meu boi, meu jumento,
Toda a minha criação...


O milho já não dá mais
Não dá o trigo, nem feijão
Por isso morreu de fome
Maria, José e meu irmão...


E coitado do meu jegue
Não se aguentava mais de pé
De tanto que passou fome
Ficou jogado a migue...


O senhor devia ver, seu moço,
Como estava a minha vaquinha,
Coitadinha, tava no coro e no osso
Não se aguentava mais de é a coitadinha.


O governo nada faz
Pra melhorar a situação
só olha pra´quelas bandas
Em época de eleição...


Não quer saber como sofre
O coitado do meu irmão
Não quer saber do nordeste
Não olha pro meu sertão...


Resolvi ser andarilho
E abandonei meu sertão
Por isso corro essas terras
Mostrando as chagas da mão.
Graciano Araújo
27/04/2009

Disponível em: http://sitedepoesias.com/poesias/42081. Acesso em 14 nov. 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário