terça-feira, 20 de novembro de 2012

Comendatriz Judith Xavier de Oliveira


Judith Xavier de Oliveira. Comendatriz da Ordem Memória Viva Pó-Ceréu. Ela foi a entrevistada do Presidente Upenino Wallace Rodolfo no Programa Momento de Arte e Cultura do último domingo, 18 de novembro de 2012.
A comendatriz foi costureira, atleta do voleibol, professora de Educação Artística, entre outras atividades. No último 16 de novembro de 2012, tornou-se Comendatriz, título que lhe foi outorgado pelo Município de Poxoréu, através do Conselho Municipal de Cultura e da União Poxorense de Escritores.
Ao falar sobre essa comenda, disse que apesar dela encher a sua alma de satisfação pelo reconhecimento da cidade ao seu trabalho, ela é a Professora Judith. É assim que sempre foi chamada, até por quem nunca foi seu aluno. E é assim que gosta de ser chamada. 
Ela disse:
 Sempre serei professora. Esse é um apelido que pega para valer. É para a vida toda.
Eu fui aluno de professora Judith. Como ela era paciente. Sua calma era didaticamente pedagógica. Ela sabia esperar o tempo de cada um. Foi em suas aulas que cantei pela prieira vez o Hino de Mato Grosso, composto por Dom Aquino Correia. Ela gostava muito de todas as artes, mas parecia que cantar era a sua arte preferida. Ela nos ensinava a cantar nas vozes de coral. É maravilhoso ver o trabalho dessa mestra das artes ser reconhecido através dessa homenagem da cidade de Poxoréu.
Profª. Judith estudou fora por alguns anos. Na sua juventude, aqui em Poxoréu só tinha o ensino básico. Então seu pai a enviou para estudar em Cuiabá. Posteriormente, com a criação da Colégio Buriti, vinculado à Igreja Presbiteriana do Brasil, no município de Chapada dos Guimarães, ela foi estudar lá. Um ano depois, antes mesmo de concluir seus estudos, já recebia e aceitava um convite para lecionar naquela escola, tal era a sua inteligência e o seu talento artístico. Assim, surgia a professora. E desde então, sempre professora, até os dias atuais.
Ao ser peguntada sobre os nomes de família: Xavier de Oliveira, disse que se orgulha muito deles. O Xavier de seu pai, seo Joaquim Paraibano, de muitas histórias, de lembranças saudosas e de seus onze irmãos. E o Oliveira, adquirido após o casamento com Dekinha e que ela e os quatro filhos sempre valorizaram. Esse é o nome de um amor de muitos anos.
A Comendatriz Judith sente que já cumpriu a sua missão de mãe em relação aos filhos. A eles transmitiu a sua simplicidade e o que sabia. Eles foram encaminhados nos estudos. Cada um escolheu a carreira profissional que desejou e hoje estão bem sucedidos na vida.
Sobre a homenagem, com uma humildade que foi destacada pelo Notável Wallace Rodolfo, disse:
 O trabalho que eu fiz foi por precisão, para sobreviver e não para ser homenageada.
Mas disse também que se sentiu muito emocionada ao receber o título como um reconhecimento pelo seu trabalho.
Reafirmou a sua condição atual de trabalhadora voluntária. Segundo ela, de segunda a sexta-feira está ensinando as suas artes lá na Igreja Presbiteriana, na Praça da Liberdade, em Poxoréu. E quem desejar aprender é só comparecer lá.


 A Comendatriz foi uma das sete pessoas homenageadas com Comenda da Ordem Memória Viva Pó-Ceréu neste ano de 2012. Sua biografia foi pesquisada e escrita pela Notável Upenina Márcia Adriana Nunes de Almeida Oliveira e foi publica na revista "A Upenina" n. 5, edição 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário