quinta-feira, 16 de setembro de 2010

História do Comendador José Moraes Barbosa


Fonte: http://pox.zip.net/arch2010-09-01_2010-09-30.html#2010_09-16_21_42_02-3506064-0

Por: Dr. Adauto Barbosa (à esquerda, na foto, ao lado de seu irmão, Dr. José Moraes Barbosa Filho - Moraizinho)


Após singular evento que homenageou tão destacadas figuras da sociedade poxorense, agradecido, peço permissão para melhor detalhar no histórico de José Moraes Barbosa o seguinte:

1 – De garoto pobre e retirante do agreste baiano, ainda criança, José Moraes chegou a Poxoréu, ocasião em que foi discípulo do temido Prof. João Torres, tendo como colega e amigo, dentre outros, o Dr. Edésio Cardoso, destacado médico graduado pela antiga Faculdade Nacional de Medicina, no Rio de Janeiro-RJ.

2 - Adolescente, enfrentou atividades garimpeiras, rurais e ainda, a de balconista em alguns bares existentes no agitado cabaré da Rua Bahia, em Poxoréu. Nesse particular, observou que tinha o traquejo para vender o que aparecesse. Temendo a violência, resolveu estabelecer um pequeno comércio (bolicho) na Rua Paraíba, esquina com Pernambuco, cuja iniciativa tornou-se possível com a ajuda do seu tão querido irmão José Euclides (Quidinho).

3 – Maduro, casado com a saudosa Diva do Valle Barbosa e com prole numerosa, dava início também a sua vida pública. Assim, na função de Juiz de Paz, substituía o Juiz de Direito, oportunidade em que promovia inúmeras conciliações. Nesse aspecto, de porco que comeu a roça de milho do vizinho a um noivo que deflorou a sua amada e caiu fora descendo o rio Poxoréu..., existiam demandas para todos os gostos. Nós ainda guris, ficávamos sempre distantes das conversas dos adultos. Confesso que dava para ouvir algo e ainda, na minha meninice, achava tudo muito divertido. Alguns casos sim, muito, muito, divertidos mesmo.

4 – Eleito vereador por duas vezes – sem qualquer remuneração - empunhou como bandeira de luta, a criação do Ginásio Estadual 7 de Setembro em Poxoréu. Logo, com outros vereadores esteve em Cuiabá por diversas ocasiões cobrando do Governo Estadual a criação do ginásio. Conseguiu. Instalado o ginásio ainda no antigo Grupo Escolar Júlio Müller, o então vereador José Moraes Barbosa entendeu que faltava uma biblioteca. Novamente, de caminhão, empreendeu viagem a Cuiabá e ao retornar numa velha Kombi da Secretaria de Educação, trouxe consigo duas caixas de fogão a gás, repletas de significativas obras de cunho pedagógico e literário. Digamos que ele quase não cabia nas suas vestes ao receber da então Diretora Drª Zilda Rocha, sempre durona, enormes elogios pela materialização de mais esse sonho.

5 - Em 1970, ao ser nomeado representante do FUNRURAL em Poxoréu, tomou conhecimento que suas atribuições estendiam-se aos municípios de General Carneiro e Barra do Garças-MT. Concordou. Logo após, incluíram sob a mesma representação, os municípios de São Félix do Araguaia e Luciara-MT. Acontece que as estradas eram quase inexistentes. Pensou em desistir. A direção do antigo INPS de MT conseguiu convencê-lo a continuar. Argumentaram que as viagens às longínquas regiões poderiam ser realizadas num "moderno" avião búfalo, tipo cargueiro, da FAB. Nessas condições, empreendeu diversas viagens à região do Vale do Araguaia indo até quase à divisa do Pará, oportunidade em que viabilizou a aposentadoria de centenas de trabalhadores rurais. Como conseqüência dessas desconfortáveis viagens aéreas, restou-lhe um problema na audição, superado após longo tratamento com especialistas em São Paulo-SP. Ao saber desse relato, Jamyle, nossa tão amada filha, expressou-se: “tadinho do vô”...!

6 – Enfim, seja na vida pública, seja na particular como comerciante e agropecuarista, seja como filho, irmão, esposo e pai responsável, tendo sempre como lema “não dar o passo maior que as pernas ”, José Moraes Barbosa, pelo entusiasmo, esmero e determinação – a exemplo dos demais tão destacados homenageados – conseguiu ajudar a escrever a história de Poxoréu.

Parabéns, meu grande!

Adauto Barbosa é filho de José Moraes e Promotor de Justiça.
aluizbarbosa@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário