domingo, 7 de outubro de 2012

Poxoréu elege sua primeira Prefeita


Poxoréu é uma pequena cidade situada no leste mato-grossense, a 250 km da Capital do Estado, com 17.602 habitantes, dos quais 13.909 são eleitores. Nas eleições realizadas neste 7 de outubro de 2012, os votos válidos de10.547 eleitores asseguraram a eleição democrática de JANE MARIA SANCHEZ LOPES e LENA GLÓRIA VARANDA VENTRESQUI GUEDES, da coligação "A Hora e a Vez da Mulher", formada pelos partidos PSD - Partido Social Democrático e PT - Partido dos Trabalhadores, como as primeiras Prefeita e Vice-Prefeita deste Município.

Essa eleição é um marco na história do Município, sinalizando que este também já está integrado aos novos tempos de ascenção da mulher aos postos de comando, os quais no passado eram tradicionalmente ocupado por homens.

Aqui, não apenas uma, mas duas mulheres estarão comandando a gestão político-administrativa desta cidade, após receberem 52,93% (cinquenta e dois vírgula noventa e três por cento) dos votos válidos, correspondentes a 5.582 votos, marcando uma diferença de 1.847 votos de diferença para os candidatos EURÍPEDES GOMES DE ARAÚJO (nascido em 20/08/1963, em Bom Jesus, GO) e MIGUEL DAVID DE MORAES, da coligação "Por uma Poxoréu Renovada", formada pelos partidos PMDB - Partido do Movimento Democrático Brasileiro, PR - Partido da Republica e DEM - Partido Democratas, que ficaram em segundo lugar com 3.735 votos, equivalentes a 35,41% dos votos válidos; e uma diferença de 4.352 votos para os candidatos TEREZINHA ROSA RAMOS FILHA DE OLIVEIRA (nascida em Poxoréu, MT, em 24/08/1959) e IVAN SEVERINO DA SILVA (nascido em 12/06/1965, em Quirinópolis, GO), da Coligação "Terceira Via", formada pelos partidos PSC - Partido Social Cristão e PRP que ficaram em terceiro lugar, com 1.230 votos, equivalentes a 11,66% dos votos válidos.

A prefeita eleita em Poxoréu, Jane Maria Sanchez Lopes, filiada ao PSD - Partido Social Democrático é brasiliense, nascida em 08 de março de 1965, esposa de Lindberg Ribeiro Nunes Rocha, ex-prefeito de Poxoréu. Sua vice, Lena Guedes é filiada ao PT -  Partido dos Trabalhadores, poxoreana, nascida em 06/07/1946, esposa de Jurandir Ventresqui Guedes, Presidente da OAB do Município.

A ascenção de Jane e Lena ao poder foi de certa forma bastante tranquila. Durante toda a Campanha, todas as pesquisas realizadas davam como certa a sua vitória de forma esmagadora. Mas isso não deverá influenciar de forma alguma a sua maneira de trabalhar. Jane já esteve Secretária de Saúde de Poxoréu durante a gestão Lindberg (1997-2000) e foi destaque como uma das mais competentes gestoras da saúde deste Município em todos os tempos. Não teve naquela época e não deverá ter agora uma personalidade revanchista, típica daqueles que não sabem ganhar e que desrespeitam os derrotados.

Jane Lopez com certeza saberá tratar a todos os habitantes do Município com equidade e justiça, sem qualquer discriminação, preconceito ou acepção. A partir de 01 de janeiro, quando assume o comando da Administração Municipal, juntamente com Lena Guedes, ela será, de direito e deverá ser de fato a Prefeita de todos os que vivem no Vale do Rio Poxoréu, tanto na zona urbana como na zona rural. Deverá governar em nome de todos e buscar transformar em realidade as suas propostas de campanha.

Para a Câmara Municipal foram eleitos os seguintes vereadores: Aguinaldo Santos (PMDB, 524 votos), Jucélio de Oliveira Barbosa (DEM, 427), Fernandinho Alves de Sousa (PSD, 391), Carlos Mineiro (PR, 360), Carlinhos Valin (PDT, 358), Onofre do Sindicato (PP, 343), Professor Francisco (PT, 303), Raniere Farias Pinto (PSD, 272), Evangelista (PSD, 267), Maurício (PR, 259) e Agnaldo Batata (PTB, 238).

O povo de Poxoréu está feliz com a eleição de Jane Lopes, a qual se fundamenta na saudade dos bons anos em que Poxoréu foi governado pela Equipe Lindberg, cuja principal característica era a competência e o profissionalismo. Em seus governos, Lindberg sempre procurou se cercar dos melhores profissionais. Jane, com certeza, deverá desenvolver a sua própria marca de governo, mas não deve se afastar muito dos aspectos positivos que já desenvolveu no passado.


A insatisfação com a eleição da nova prefeita Jane é muito pequena e logo, logo deverá se desvanecer, principalmente quando a cidade estiver sendo governada com o devido respeito, carinho e amor que ela e sua gente merecem.

Eurípedes Araújo é um bom empresário, foi um bom candidato, é uma boa pessoa, poderia fazer uma boa adminsitração, mas infelizmente representava a sucessão de doze anos de administração municipal mal sucedida. A população está insatisfeita com o governo da cidade nos moldes atuais e por isso sua candidatura trazia um alto índice de rejeição popular, dado que aglomerava em seu entorno as mesmas pessoas e idéias que nortearam o governo municipal nos três últimos mandatos.

Terezinha Rosa Ramos também era uma boa candidata. É uma professora aposentada de grande prestígio entre os intelectuais. Também já fez parte da Equipe Lindberg em outros governos. Seria, com certeza, uma excelente administradora, mas a idéia de sua candidatura surgiu muito recentemente e foi marcada por muitos desentendimentos e desencontros entre aqueles que deveriam apoiá-la. Essa mensagem de falta de unidade na equipe da Terceira Via foi passada para a população juntamente com a idéia de que sua administração poderia se transformar numa guerra pelo poder, o que ninguém nesse momento estaria interessado em Poxoréu. Daí a pequena votação.

A candidatura de Jane, apesar dos dissabores que causa a um pequeno grupo de intelectuais que tentam, mas não conseguem liderar o povo em outra direção, representava a melhor opção para o Município e a Equipe 55 soube transmitir essa segurança para o povo, o qual, nese 7 de Outubro, correspondeu às expectativas dando o seu voto para as duas mulheres eleitas, que desde agora entram para a história de Poxoréu, independente do que fizerem, como as duas primeiras adminsitradoras majoritárias deste Município.

Quanto ao que vem pela frente, ainda é muito cedo para julgar. Vamos dar o tempo necessário para que a novas gestoras municipais possam mostrar ao que e para que vieram. Até aqui, só temos que cumprimentar as eleitas pela forma brilhante com que conduziram essa campanha. Os blá-blá-blás e dise-me-disses de um lado e de outro fazem parte do embate, mas agora deve ser coisa do passado e todos os que amam e sonham com melhores dias para Poxoréu devem esquecer e se juntar aos novos gestores, dando-lhes o respaldo de confiança para que possam fazer uma profícua administração para este município. Agir na contra-mão dessa idéia é desejar a manutenção do status quo atual, o que parece, ninguém deseja.

Fica aqui o nosso respeito e os nossos cumprimentos aos candidatos que tiveram a coragem de colocar os seus nomes para a apreciação popular, tanto na condição de gestores como na condição de legisladores. Que o bom exemplo dos senhores sirva para estimular outros a seguirem na mesma direção. Parabéns a todos. Até o momento não há vencidos. Todos nós somos vencedores por termos feito uma brilhante eleição em Poxoréu, MT.


Izaias Resplandes é advogado, professor e gerente de cidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário