FALECEU NA MANHÃ DE HOJE O EX-PREFEITO DE POXORÉU LUCAS RIBEIRO VILELA - COMENDADOR DA ORDEM MEMÓRIA VIVA POCERÉU

Em 1919, Deco Ribeiro, o pai de Lucas, legalizou vinte mil hectares, formando a Fazenda Sangradourozinho, hoje município de Poxoréu.

No dia 30 de dezembro de 1954, Lucas Vilela casou-se com sua prima de segundo grau Joalice Ribeiro Vilela (foto acima à direita). Joalice, nascida no dia 4 de janeiro de 1938 era filha de Alice Ribeiro Vilela dos Reis e João José dos Reis (João Calado), proprietários da Fazenda Três Corações, onde aconteceu o casamento.
Dessa união matrimonial nasceram os filhos: Lucas Ribeiro Vilela Filho, Luís Fernando Ribeiro Vilela, Helena Lúcia Ribeiro Vilela, Antônio Pedro Ribeiro Vilela, Márcia Maria Ribeiro Vilela e Orlando Ribeiro Vilela (foto acima à esquerda).
Acima, Lucas entre a enteada Marcela e o filho José Mathews (do casamento com Udineth (foto ao lado).
Divorciando-se de Joalice, após mais de 35 anos de convivência, casou-se com a senhora Udineth Pereira da Silva em 9 de novembro de 1999, na Fazenda Bom Jesus. Dessa união nasceu o filho José Mathews Pereira Vilela. Separam-se em 2005.
Nos últimos anos de sua vida tomou como esposa a senhora Diana Paula Maria de Souza (foto acima).
Lucas dizia o seguiante:
Eu quero vender minha terra na Ponte do Santos, aplicar o dinheiro e viver. Já estou cansado, não aguento mais trabalhar, MAS QUERO VIVER. Os filhos já estão criados e eles que cuidem de suas vidas. "Eu só quero é viver, para nunca mais chorar".Hoje seria o seu aniversário de 82 anos. Seu nome está escrito na história de Poxoréu. Seu retrato faz parte da galeria dos ex-prefeitos deste Município.
Em 1973, no dia 31 de janeiro, Lucas tomou posse como o décimo prefeito de Poxoréu, tendo como vice, o Senhor Bráulio Silva.
A Câmara Municipal de sua gestão foi composta pelos seguintes vereadores: Laurindo Alves Tremura, Francisco Trajano de Santana, Samuel Borges de Oliveira, Lourivaldo Correia de Oliveira, Almindo Pereira da Silva, João Sinval de Figueiredo e Odete Marques Vasconcelos (foto acima).
Ao centro o ex-prefeito Lindberg Ribeiro Nunes Rocha, Secretário Geral do Governo de Lucas Ribeiro Vilela
A principal realização de seu governo foi a conclusão das obras de construção da Usina Hidrelétrica José Fragelli, inaugurada em 23 de outubro de 1976.
No seu governo, o seu braço direito foi o seu primo Lindberg Ribeiro Nunes Rocha,o seu antecessor na prefeitura.
Foto: Jailton Costa Xavier
Ao entardecer houve desfile de fanfarras, banda de música na Rua Mato Grosso e ao escurecer, depois da bênção do bispo Dom Camilo Farezin e dos discursos dos políticos, a ligação das turbinas aconteceu e a energia , como força veio.
A cidade que já havia recebido postes novos e nova rede de energia ficou divinamente iluminada e a população que durante trinta segundos ficou de boca aberta contemplando, entusiasticamente bateu demoradas palmas com sussuros de admiração.
Esse é o homem que, em seu governo, trouxe a luz elétrica para a cidade de Poxoréu e que, como escreveu o poeta do Morro do Piolho, o upenino Luís Carlos Ferreira, "era o sonho do nosso progresso".
Mas ele também foi o responsável pela descoberta das famosas cachoeiras que levam o seu nome, as "Cachoeiras do Lucas".
Em 2011, Lucas Ribeiro Vilela foi homenageado pela UPE - União Poxorense de Escritores em conjunto com o Município de Poxoréu, quando recebeu a Comenda da Ordem "Memória Viva Poceréu"
Upenino Wallace Rodolfo, Presidente da UPE
Poxoréu vê partir hoje um dos seus mais ilustres desbravadores: LUCAS RIBEIRO VILELA. Aos seus familiares e amigos expressamos os nossos sentimentos. Porém, é bom perceber que, ao encerrar a carreira, o soldado fez tudo que tinha para fazer. A União Poxorense De Escritores Upe sente profundamente a morte do Comendador. Que ele se eleve a um ótimo lugar".
Com certeza, Poxoréu está de luta pela perda de um de seus valentes, que, desafiando as forças opositoras, deixou o seu marco e o seu legado ao povo deste Município.
*****************************
Redação: Upeninos Izaias Resplandes e João de Souza Fotos: Revista Upenina, Jailton Xavier e Izaias Resplandes.
Falto citar um irmão do Lucas Ribeiro Vilela, meu avô Bonifácio Ribeiro Vilela ( Fiuca).
ResponderExcluirA correção está feita, Renato. Obrigado pelo feed back. Meus sentimentos de pesar pela perda de seu Lucas. Izaias Resplandes.
ExcluirFamília tradicional e que faz parte da nossa história. Meus sentimentos aos familiares.
ResponderExcluir