quinta-feira, 18 de outubro de 2012

COMENDADOR LUCAS RIBEIRO VILELA

FALECEU NA MANHÃ DE HOJE O EX-PREFEITO DE POXORÉU LUCAS RIBEIRO VILELA - COMENDADOR DA ORDEM MEMÓRIA VIVA POCERÉU



Lucas nasceu no dia 18 de outubro de 1930, na vila de Poxoréu. Filho de José Ribeiro Vilela (Deco Vilela) e Rita Ribeiro Vilela. José Ribeiro Vilela era irmão de João Ribeiro Vilela. Junto com Josias Batista e outros Vilelas, esses irmãos foram os pioneiros que, em 1916, atravessaram o Rio Araguaia, vindos de Goiás, chegando ao povoado de Capão Bonito, na região de Batovi, hoje município de Tesouro. 
Em 1919, Deco Ribeiro, o pai de Lucas, legalizou vinte mil hectares, formando a Fazenda Sangradourozinho, hoje município de Poxoréu.
É o irmão caçula de: Maximiro Ribeiro Vilela, João Ribeiro Vilela Sobrinho, Maria Luzia Ribeiro Vilela, Gomercinda Ribeiro Vilela, Bonifácio Ribeiro Vilela ( Fiuca), Ana Ribeiro Vilela e Leonor Ribeiro Vilela. 
No dia 30 de dezembro de 1954, Lucas Vilela casou-se com sua prima de segundo grau Joalice Ribeiro Vilela (foto acima à direita). Joalice, nascida no dia 4 de janeiro de 1938 era filha de Alice Ribeiro Vilela dos Reis e João José dos Reis (João Calado), proprietários da Fazenda Três Corações, onde aconteceu o casamento.


Dessa união matrimonial nasceram os filhos: Lucas Ribeiro Vilela Filho, Luís Fernando Ribeiro Vilela, Helena Lúcia Ribeiro Vilela, Antônio Pedro Ribeiro Vilela, Márcia Maria Ribeiro Vilela e Orlando Ribeiro Vilela (foto acima à esquerda).
 Acima, Lucas entre a enteada Marcela e o filho José Mathews (do casamento com Udineth (foto ao lado).

Divorciando-se de Joalice, após mais de 35 anos de convivência, casou-se com a senhora Udineth Pereira da Silva em 9 de novembro de 1999, na Fazenda Bom Jesus Dessa união nasceu o filho José Mathews Pereira Vilela. Separam-se em 2005. 

Nos últimos anos de sua vida tomou como esposa a senhora Diana Paula Maria de Souza (foto acima).

Lucas dizia o seguiante:
Eu quero vender minha terra na Ponte do Santos, aplicar o dinheiro e viver. Já estou cansado, não aguento mais trabalhar, MAS QUERO VIVER. Os filhos já estão criados e eles que cuidem de suas vidas. "Eu só quero é viver, para nunca mais chorar".
Hoje seria o seu aniversário de 82 anos. Seu nome está escrito na história de Poxoréu. Seu retrato faz parte da galeria dos ex-prefeitos deste Município.
Em 1973, no dia 31 de janeiro, Lucas tomou posse como o décimo prefeito de Poxoréu, tendo como vice, o Senhor Bráulio Silva.


A Câmara Municipal de sua gestão foi composta pelos seguintes vereadores: Laurindo Alves Tremura, Francisco Trajano de Santana, Samuel Borges de Oliveira, Lourivaldo Correia de Oliveira, Almindo Pereira da Silva, João Sinval de Figueiredo e Odete Marques Vasconcelos (foto acima).

 Ao centro o ex-prefeito Lindberg Ribeiro Nunes Rocha, Secretário Geral do Governo de Lucas Ribeiro Vilela

A principal realização de seu governo foi a conclusão das obras de construção da Usina Hidrelétrica José Fragelli, inaugurada em 23 de outubro de 1976. 
No seu governo, o seu braço direito foi o seu primo Lindberg Ribeiro Nunes Rocha,o seu antecessor na prefeitura.
 Foto: Jailton Costa Xavier

A festa de inauguração da Hidrelétrica foi de arromba. Foi a mais bonita, a mais solene, com o maior número de pessoas jamais visto em Poxoréu. Para alimentar tanta gente no dia da festa foram mortas 47 vacas.


Ao entardecer houve desfile de fanfarras, banda de música na Rua Mato Grosso e ao escurecer, depois da bênção do bispo Dom Camilo Farezin e dos discursos dos políticos, a ligação das turbinas aconteceu e a energia , como força veio.
A cidade que já havia recebido postes novos e nova rede de energia ficou divinamente iluminada e a população que durante trinta segundos ficou de boca aberta contemplando, entusiasticamente bateu demoradas palmas com sussuros de admiração.

Esse é o homem que, em seu governo, trouxe a luz elétrica para a cidade de Poxoréu e que, como escreveu o poeta do Morro do Piolho, o upenino Luís Carlos Ferreira, "era o sonho do nosso progresso".
Mas ele também foi o responsável pela descoberta das famosas cachoeiras que levam o seu nome, as "Cachoeiras do Lucas".


Em 2011, Lucas Ribeiro Vilela foi homenageado pela UPE - União Poxorense de Escritores em conjunto com o Município de Poxoréu, quando recebeu a Comenda da Ordem "Memória Viva Poceréu"
Upenino Wallace Rodolfo, Presidente da UPE
Falando em nome da entidade, o Presidente da UPE - União Poxorense de Escritores, o Notável Upenino Wallace Rodolfo disse: "Poxoréu vê partir hoje um dos seus mais ilustres desbravadores: LUCAS RIBEIRO VILELA. Aos seus familiares e amigos expressamos os nossos sentimentos. Porém, é bom perceber que, ao encerrar a carreira, o soldado fez tudo que tinha para fazer. A União Poxorense De Escritores Upe sente profundamente a morte do Comendador. Que ele se eleve a um ótimo lugar".

Com certeza, Poxoréu está de luta pela perda de um de seus valentes, que, desafiando as forças opositoras, deixou o seu marco e o seu legado ao povo deste Município.

 *****************************
Redação: Upeninos Izaias Resplandes e João de Souza
Bibliografia: SOUZA, João. A Upenina. Lucas Ribeiro Vilela. Poxoréu: UPE, Revista A Upenina n. 4, out 2011, p. 49-59.  
Fotos: Revista Upenina, Jailton Xavier e Izaias Resplandes. 
 

3 comentários:

  1. Falto citar um irmão do Lucas Ribeiro Vilela, meu avô Bonifácio Ribeiro Vilela ( Fiuca).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A correção está feita, Renato. Obrigado pelo feed back. Meus sentimentos de pesar pela perda de seu Lucas. Izaias Resplandes.

      Excluir
  2. Família tradicional e que faz parte da nossa história. Meus sentimentos aos familiares.

    ResponderExcluir