sábado, 1 de dezembro de 2012

Os Rouxinóis de Primavera




Texto e fotos:  Izaias Resplandes

A UPE – União Poxorense de Escritores estará completando 25 anos de fundação no dia 31 de março de 2013. Sua atual Diretoria, que tem à frente o Notável Upenino Wallace Rodolfo Pereira da Silva, planejou uma vasta programação para marcar esse vigésimo quinto ano.   
No mês de outubro realizou o seu tradicional Recital de Poesias. E agora, em novembro, após entregar a Comenda da Ordem Memória Viva “Pó-Ceréu” e lançar a 5ª edição da revista “A Upenina” (contendo a biografia de mais sete personalidades da história poxoreana), a entidade fechou o mês com chave de ouro, ao promover e realizar em sua última noite, um “Sarau com Freitas e Prazeres”.
O sarau aconteceu na sede social da ASSEMP – Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público do Município de Poxoréu e contou com a presença de upeninos e de um grupo seleto de convidados, entre os quais o professor Admilson e o Dr. Freitas, que, atendendo ao convite da UPE, vieram a Poxoréu para oferecer-nos alguns cálices de seu delicioso licor musical.
O professor Admilson Jair dos Prazeres é um dos grandes expoentes da música em Primavera do Leste, onde vem ensinando essa arte desde 1998, quando veio para a região, procedente de Juaçaba, SC.
 O Maestro Admilson dos Prazeres. Foto: Dr. Toninho

Já o Dr. Waldir Aparecido de Freitas, advogado e empresário, é o fundador e editor do Jornal “O Diário” de Primavera do Leste, MT, o qual circula nesta cidade desde 01 de junho de 1990. 
Profª Geni e a jovem Yasmim

A noite foi maravilhosa. Um professor de música e um editor de jornal... Essas eram as marcas mais destacadas que conhecíamos a respeito dessas duas importantes figuras da comunicação. Desconhecíamos o talento da dupla como intérpretes de primeira grandeza da música popular brasileira e até mesmo da internacional. E valeu a pena estar presente.
 Comendador Francisco Dorilêo

O repertório contou com 28 músicas, abrangendo diversos gêneros musicais. Para sondar a preferência dos ouvintes cantaram uma toada dos anos 50, uma balada de grande sucesso no momento e uma música nordestina, também dos anos 50.
Notável Upenino Luis Carlos Ferreira e sua esposa Olga

A caneta e a enxada” foi o início de uma noite inesquecível. Trata-se de uma maravilhosa composição do grande Tedy Vieira, em parceria com o Capitão Barduíno, uma linda toada datada de 1954, gravada pela primeira vez no segundo disco de 78 rpm da carreira de Zico e Zeca. 
 Freitas & Prazeres, os Rouxinóis de Primavera

Foi uma linda apresentação da dupla visitante (foto acima). Restou saber quem eram “as canetas” e quem “as enxadas”. Acho que todos se comportaram como enxadas e por isso, todos foram canetas. 
 O pequeno Luiz Philipe com sua avó Luzineth Amorim, esposa do upenino Gaudêncio Amorim

A balada que veio em seguida foiEsse Cara Sou Eu” (2012), o mais recente sucesso de Roberto Carlos e que faz parte da trilha sonora da novela global das nove “Salve Jorge”, de Glória Perez. 

A escolha da música foi muito providencial. Se os intérpretes estavam sondando a platéia, esta teve a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre eles também. A música que a gente canta, tem tudo a ver conosco. E os nossos artistas demonstraram realmente serem “os caras”. 
 Os Notáveis Wallace Rodolfo e Dr. Toninho Nogueira

Fechando a primeira parte da apresentação, os artistas cantaram “A vida do viajante”, composição de Luiz Gonzaga e Hervé Cordovil, datada de 1953. O rei do baião estaria completando 100 anos de vida no dia 13 de dezembro de 2012.
 Ao centro, a Sra. Sulene Campos, esposa do upenino João de Souza

A platéia, silenciosa durante as apresentações, aplaudia e continuava atenta. O professor Dos Prazeres observou: “Que silêncio! É bom cantar para quem sabe ouvir, para quem parou para ouvir”. Então me lembrei de uma observação que fiz há tempos atrás: “Os pássaros nunca pararam de cantar; nós é que não temos parado para ouvi-los”. Foi delicioso parar para ouvir os nossos artistas de Primavera do Leste. Mas eles reclamaram e incentivaram a platéia a cantar com eles. 
O empresário Eurípedes Rodrigues de Araújo com a Profª Terezinha Ramos e seu esposo o Vereador Valtércio Teixeira

Então veio “Ainda ontem chorei de saudade”, composição de Moacyr Franco, gravada por João Mineiro e Marciano, em 1988; “Alguém na multidão”, composição de Rossini Pinto, um dos maiores compositores da Jovem Guarda, gravada por Golden Boys com The Fevers, em novembro de 1965; “Boiadeiro errante”, mais um sucesso composto por Tedy Vieira e gravado no segundo LP 78 rpm de Liu & Léu, em abril de 1959, pela Chantecler. Liu que faleceu neste ano de 2012, no dia 5 de agosto, um dia antes de completar 78 anos.

A esta altura a avaliação de Freitas já estava concluída. Ele disse: “Amilson, parece que a platéia gosta mais dos anos 60 do que do sertanejo”. Então o Dr. Toninho Nogueira, nosso confrade upenino se pronuncia dizendo: “mas estou apreciando muito ouvir essas músicas antigas”. 

 O artista Waldir Freitas com obra upenina "Antologia Poética", entre os Notáveis Upeninos João de Sousa e Dr. Toninho Nogueira

Sendo assim, Freitas  & Prazeres cantaram “Cavalo Enxuto”, composição de Lourival dos Santos e Moacyr dos Santos, gravada por Tião Carreiro e Pardinho, no LP Viola Cabocla, na Gravadora Alvorada, no ano de 1973. 

 O Comendador Francisco Dorilêo à esquerda dos Notáveis Upeninos Toninho Nogueira e Gaudêncio Amorim

Na sequência veio “Chico Mineiro”, composição de Tonico e Francisco Ribeiro, segundo Freitas, “para chorar”, gravada por Tonico e Tinoco em 1946. 
À esquerda, a Drª Geralda Pereira

Na sequência cantaram o forró “Colo de Menina”, composição de Jorge Filho, gravação da banda Rastapé, criada em 1999 e que faz parte de seu CD/DVD gravado pela EME, intitulado “Rastapé cantando a história do forró”.


Esse forró animou o Prof. Antônio Lélis de Azevedo Rocha, Secretário Municipal de Educação de Poxoréu a convidar a Srª Carmem para bailar pelo salão (foto acima)

Finalizando o bloco vieram “Coração de Papel”, composição de Sérgio Reis, gravada por Luiza Possi, em 2004. Ouvindo essa música, pensei do Freitas: “O editor é um Rouxinol”. 
 Os Notáveis Upeninos João de Souza e Antônio José Alves Vieira

Cantaram ainda a toada “Couro de boi”, composição de Tedy Vieira e Palmeira, gravada por Palmeira e Biá em 1954, uma música “muito triste” na avaliação do artista Freitas; a música sertaneja country “Deus e eu no sertão”, gravada por Victor &  Leo, em 2008, pela gravadora Universal, composição de Victor Chaves; e, “Diana”, composição do canadense Paul Anka, datada de 1957, na versão de Fred Jorge, gravada por Carlos Gonzaga, em 1958.
 O Dr. Alan e sua esposa

Intervalo do show. Início do jantar upenino. Sorteios de obras upeninas. Fotos com os convidados. Palavras de João de Souza sobre os projetos e atividades da entidade e sobre a importância do sarau para nos fazer parar de nossas correrias. Falou sobre a edição da revista “A Upenina” nº 5, concluindo  que “nós temos que ajudar a construir a história deste Município”. Concordo com meu confrade. 
 Os advogados Waldir Freitas e Izaias Resplandes. Foto: Dr. Toninho

Sem a UPE para resgatar as memórias vivas da gente poxoreana, elas jamais entrariam para a história; em pouco tempo seriam totalmente esquecidas. Nós estamos fazendo com que nossa memória se torne história. 
 A profª Sandra Rangel, Lourdes Resplandes, Maria Bianchin e seu esposo José Diomedes
 
Como o Dr. Toninho Nogueira, autor de “Primavera (com e sem flores) disse “eu só janto ouvindo música”, nossos convidados cantaram ainda “É por você que canto (The sound of silence), da lavra de Paul Simon, versão de João Viola e Cilinha, gravada inicialmente por João Viola, em 1984 pela gravadora Continental e, recentemente, por Leandro e Leonardo; 
 O artista Waldir Freitas. Foto: Dr. Toninho

A toada “Luar do sertão”, veio em seguida. É uma composição de Catulo da Paixão Cearense e João Pernambuco, datada de 1914, quando foi interpretada pelo cantor Eduardo das Neves, em gravação da Odeon; e, “Tristeza do Jeca”, composição de Angelino de Oliveira, apresentada pelo Trio Viquipi, formado pelo autor e mais dois companheiros, em 1918, gravada pela Orquestra Brasil-América em 1924 e, em 1926, por Patrício Teixeira.

Durante o intervalo para o jantar, os poxorenses também cantaram. Eliel Rangel e sua filha Heloísa (foto acima) interpretaram “Minha doce Poxoréu”, composição de Aurélio Miranda, gravada pela Chantecler, em 1980, por Tostão, Cruzeiro e Centavo. 


O “Cruzeiro” é nosso confrade upenino Aurélio Miranda (foto acima), que, a partir de 1983, seguiu carreira solo e consolidou seu trabalho em todo o país. 

Heloísa (foto acima) cantou ainda “Tocando em frente”, composta por Almir Sater e Renato Teixeira , gravada por Almir Sater, em 1992; e “Someone like you” gravada por Adele. 

Eliel Rangel (foto acima), por sua vez, cantou “Às vezes querendo”, composição de José Barreto e Adãozinho, gravada por Chico Rei e Paraná; e “Nova Yorque”, gravada por Cristhian e Ralph no ano de 2005, pela Warner. 
 Foto: Dr. Toninho

O upenino Amorésio Sousa Silva (foto acima) cantou “Como é grande o meu amor por você”, gravação de Roberto Carlos; “Você não me ensinou a te esquecer”, gravação de Caetano Veloso; “Gostava tanto de você”, gravado por Tim Maia; “Não chora meu amor”, de Martinho da Vila; e “Chão de giz”, de Zé Ramalho.
 Os convidados se tornam platéia para ouvir atentamente o cantor upenino Amorésio Souza Silva
Na parte final do sarau, Freitas & Prazeres retornaram e cantaram mais 14 músicas. O sarau terminou no começo da madrugada. Foi uma grande noite para reviver a música popular brasileira.
 O Notável Upenino Luís Carlos Ferreira ao lado do Vereador Valtércio Teixeira de Oliveira e sua esposa Terezinha Ramos
Como se chegou a um entendimento da dupla sobre quem seria o Periquito e quem o Rouxinol, pois ambos queriam ser o Rouxinol, ficaremos apenas com “Freitas & Prazeres, os Rouxinóis de Primavera”, que cantam e encantam com toda certeza. 
 O vereador João Joaquim de Oliveira e sua esposa Eliná

A UPE agradece aos amigos daqui e dalhures que prestigiaram mais esse evento, dentro das comemorações dos 25 anos de fundação da entidade.
 O cantor Eliel Rangel com o Notável Upenino Toninho Nogueira, a Profª Geni e o Notável Upenino Garibaldi Toledo de Moraes

Izaias Resplandes, professor e advogado é sócio-fundador da União Poxorense de Escritores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário