domingo, 2 de dezembro de 2012

Morre Federico Toscani, um poxoreense de coração

Fonte: http://pox.zip.net/
 
"Buscar a Deus, um Deus que não pode encontrar com a minha racionalidade, mas eu continuo a olhar através de obras de caridade voltadas para os mais pobres."
 
O mestre italiano Federico Toscani, faleceu nessa quinta-feira, dia 29 de novembro, em Goiânia (GO), vítima de câncer.
Nascido em Noceto, Itália, Frederico Toscani participou da primeira expedição de voluntários italianos da Operação Mato Grosso - organização não governamental fundada pelo Padre Pedro Melesi - em Poxoréu, no ano de 1967, aqui colaborou na construção de uma escola para duzentos alunos; posteriormente, retornou à Poxoréu para participar na construção do Centro Juvenil, trabalhar em Paraíso do Leste e construir e coordenar o Centro Técnico Juvenil em Jarudore, local onde residiu por 23 anos.
Por quase 40 anos, o mestre Frederico prestou serviços voluntários de assistência social para a comunidade carente de Poxoréu, com destaque para os residentes nos distritos de Paraiso do Leste [4 anos] e Jarudore [23 anos] e aos índios Xavantes da Aldeia Santa Clara, nordeste de Mato Grosso [12 anos].
Tinha, em sua definição, a missão de "buscar a Deus, um Deus que não pode encontrar com a minha racionalidade, mas eu continuo a olhar através de obras de caridade voltadas para os mais pobres."
Segundo o Notavel Upenino Edinaldo Pereira:
“Seu exemplo não será esquecido. Maior do que ele, só gratidão. Pai de um povo plantou a bondade em todo lugar. Jarudore agradece e chora. Como o céu se torna uma festa com sua chegada. Adeus, querido!".
O sepultamento foi realizado na sexta-feira, dia 30/11, no cemitério do Distrito de Jarudore.
Em seu programa "Momento de Arte e Cultura" deste domingo, a UPE, através dos Notáveis Upeninos João de Souza, Gaudêncio Amorim e Luis Carlos Ferreira fizeram uma homenagem ao Missionário Frederico Toscani.

Nenhum comentário:

Postar um comentário