terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Homenagem



70 anos de Irmãs Salesianas em Poxoréu

Cumprimento a mesa na pessoa senhor Prefeito Ronan Figueiredo Rocha, da Irmã Bernadete, Irmã Terezinha e da Irmã Maria Elza e em nome da professora Sizaltina do Carmo, cumprimento aos presentes que, graciosamente compareceram aqui neste tão importante evento e igualmente memorável a data de 70 anos das irmãs salesianas em Poxoréu.
As irmãs salesianas, na verdade, datam sua atuação em Poxoréu na mesma época em que Poxoréu começa sua vida administrativa, afinal em 1942, Luis Coelho Campos, que havia tomado posse em 01 de janeiro de 1939, portanto no seu ultimo ano de mandato e permaneceram aqui no abnegado trabalho de praticar o “bem sem olhar a quem”.
Professor João de Souza enfatizou o trabalho das salesianas na educação, no trato com as crianças, jovens e adolescentes. Eu diria muito mais: As irmãs salesianas tiveram e tem um importante papel também na saúde, na assistência social entre tantas outras, basta lembrar aqui quantas casas são construídas e entregues para famílias carentes. Então essa data é deveras significativa e não só por isso!!!
Todavia, inobstante a data, 70 anos, importante mesmo é reconhecer a importância do trabalho das irmãs. Por isso, hoje, este salão deveria encontrar-se lotado pela importância das irmãs, mas infelizmente, para uma boa parte da população, conta quem vai ganhar ou perder o poder, se tem bebidas ou comidas e coisas do gênero. Não importa, pra nós da União de Escritores,, conta a importância dessas mulheres vocacionadas para o evangelho de Cristo. Aliás, ouvi dias atrás uma crítica infeliz ao Pe. Pedro, “de que teria feito tantas coisas pela sociedade e estaria velho doente e sozinho”. E pensei como certos prejulgamentos são tão infelizes e ingratos. Ora, a tal pessoa foi uma das centenas de beneficiadas com a valorosa e incontestável obra do Pe Pedro e deveria, nesse momento, prestar a sua retribuição, a sua gratidão a quem renunciou (assim como as irmãs salesianas) todas coisas mundanas para servir o próximo! Mas não, mesmo com o peso da idade, do acumulo de doenças, essas pessoas generosas como são, têm que suportar a ignorância e o egoísmo humanos. A crítica implacável de alguns corações insensatos!!!.  
Pois bem! Não importa se as pessoas não vieram aqui honrar essa data como se esperava; não importa se muitas pessoas não reconhecem o valor dessas irmãs... Nós reconhecemos e muitos outros que não puderam estar aqui o reconhecem. A Upe reconhece! O Poder Executivo reconhece! O poder legislativo, mesmo em face da ausência literal dos vereadores, certamente o reconhece! Quem veio aqui, reconhece e tenho certeza que tudo permanecerá tal e qual, pois o trabalho que fazem, fazem por escolha, por sacerdócio e não importa muito o tamanho da cruz e o peso do fardo que precisam carregar nem se aqueles agraciados com a sua obra valorizam essas verdadeiras doações, afinal, como dizia um certo poeta: “doais verdadeiramente quando doais de vós mesmos e não de vossas posses”
Por isso entendemos que hoje a sociedade deveria encontrar-se para simplesmente dizer, “Irmãs, Muito Obrigado! Como a mais simples forma de agradecimento. Da nossa parte, a União Poxorense de Escritores lhes dizem: Muito Obrigado!!!

Discurso do Prof. Gaudêncio Amorim, representando a União Poxorense de Escritores – UPE na Cerimônia de comemoração de 70 anos de Irmãs salesianas em Poxoréu ocorrida no dia 07/12/2012 na Câmara de Vereadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário