quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Pompílio Alves Pereira - A Upenina nº 3 - Setembro de 2010


Por Gaudêncio Amorim

Quem escreve, escreve motivado por algo ou por alguém. O assunto que será aventado é resultado dessa simbiose do escritor e dos fatos, gentilmente narrados por personagens do tecido social, a maioria, testemunhos oculares do enredo que ora se inicia.

Entretanto, para ser justo à essência dos escritos, cumpreme ressaltar que este trabalho, pesquisado a quatro mãos, duas delas, generosamente emprestadas por César Cardoso Pereira, (filho do biogrado) a serviço da pesquisa e da análise do resultado, a quem deixo registrado os meus agradecimentos e o faço, com mesmo zelo, a Dona Elza Cardoso Pereira, cujo testemunho e material bibliográfico foram fundamentais ao subitem: “Dr. Edésio Cardoso: Um médico a serviço da vida” e pela forma carinhosa com que nos recebeu em sua residência, em Cuiabá.

Agradeço ainda a Leônidas Alves de Matos que, numa tarde ensolarada de domingo enriqueceu este trabalho com ricas informações sobre o Hospital e Maternidade São João Batista, sobre a FAG e sobre o trabalho titânico do Pe. Pedro Melesi, desenvolvido em prol do hospital. Agradeço a Jurandir da Cruz Xavier, afilhado de casamento de Pompílio e Dona Elza e ainda Almitônia Vieira Ruicci e Maria do Carmo Ruicci, funcionárias do Banco Brasil, agência de Poxoréu, pela cordialidade, simpatia e eficiência com as quais se apresentaram à produção desta pesquisa, além de agradecer também a memória viva e sempre prestativa de Francisco Dorilêo, cujas contribuições enriqueceram o tema sobre a Mineração São José e a Vinda do então Presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Poxoréu em 1979, na época, líder sindical da região do ABC paulista, constante da 2ª parte desta história.

Agradeço por fim aos anônimos, cuja pesquisa, pelo método da oralidade dialógica, sobressaiu fatos inusitados desvelando verdade que, por mais alguns anos, seriam impossível resgatá-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário