sexta-feira, 27 de novembro de 2009

BIOGRAFIA DE IZAIAS RESPLANDES

Vida familiar.


Izaias Resplandes de Sousa. Escritor mato-grossense, nascido no dia 25 de maio de 1958, em Torixoréu, MT. Filho de Marcelino Argemiro de Sousa e Maria Resplandes de Sousa, casado com dona Maria de Lourdes Resplandes, com a qual possui três filhos: Fernando, Mariza e Ricardo Resplandes.

Vida profissional.


Funcionário público estadual em Poxoréo, MT. Também foi funcionário deste Município no período de 1983 a 2003. Ali foi Secretário Municipal dos governos Lindberg Ribeiro Nunes Rocha (1983-1987), Herculano Muniz de Melo Filho (1989-1992), Walterly Ribeiro da Silva (1993-1996) e Lindberg Ribeiro Nunes Rocha (1997-2000), tendo ocupado as seguintes pastas: Secretaria de Administração, Chefia de Gabinete do Prefeito, Secretaria de Educação e Assessoria de Planejamento e Coordenação Geral. Atuou em diversos Conselhos Municipais como o de Saúde, o de Desenvolvimento, o do Trabalho, o de Assistência Social, entre outros. Como funcionário do Estado de Mato Grosso, atualmente é professor de Matemática nas Escolas Pe. César Albisetti e Profª. Juracy Macêdo, em Poxoréo, MT. Foi Diretor da Escola Estadual de 1º e 2º graus Profª Juracy Macedo (1992-1995), tendo lecionado também nas seguintes escolas locais: Poxoréo, Cel. Júlio Muller e Otaniba da Silva Ribeiro. Aprovado nos exames da OAB/MT, deve iniciar uma nova carreira profissional como Advogado a partir de 2010.

Vida Acadêmica.


Graduado em Pedagogia pela UFMT (1998). Em 2000, concluiu o curso de Especialista em Gerência de Cidades pela FAAP/SP. Em 2003, graduou-se também em Matemática pela UFMT. Em 2004, concluiu uma especialização em Matemática e Estatística pela UFLA/MG iniciada em 2002. Em junho de 2009, bacharelou-se em Direito, pela UNICEN/UNIC, de Primavera do Leste, MT.

Produção literária.


Sua produção literária começou a ser publicada em 1982, pelo Jornal Correio de Poxoréo. Datam daquele ano as crônicas “A guerra da paz” e “Senhor, zele por nós!”. Ainda em 1982 escreveu diversos artigos publicados no jornal estudantil da Escola Pe. César Albisetti “A Seiva”, do qual era o Redator. Em 1983 fundou o Jornal “A Gazeta do Estudante”, no qual escreveu sobre tudo o que se passava na cidade de Poxoréo, visto pela sua cabeça de estudante secundarista. Seu trabalho nesse jornal estudantil abriu as portas para o o ingresso na equipe do jornal “Correio de Poxoréo”, fundado em 1939, do qual foi o redator nos anos de 1983 e 1984, escrevendo, além das notícias, numerosos artigos, crônicas e poesias, dentre os quais, “O horizonte da vida” (poema), “União e participação” (redação premiada em 1º lugar em um concurso municipal), “Águas históricas” (artigo), “Educar é desabrochar, não politicar” (artigo), “Pará, um paraíso escondido” (artigo) e “O sono da morte” (poesia). Em 1985 escreveu “Folclore de Goiás” (monografia). Em 1987, escreveu em co-autoria com Gaudêncio Amorim e Kautuzum Coutinho, o livro “Saudades e Melancolias”. Em 1988, idealizou e participou da fundação da UPE – União Poxorense de Escritores, da qual fui o 1º presidente. Sob a bandeira upenina, escreveu vários trabalhos literários que foram publicados na Revista “A Upenina” e no Jornal “O Upenino”. Em 2004 escreveu junto com mais onze upeninos a “Antologia Poética: síntese da poesia upenina”. Além disso, os jornais “A Gazeta do Grilo” (fundado pelo escritor Kautuzum Coutinho), “A Tribuna” (Rondonópolis, MT), “A Gazeta” (Cuiabá, MT) e “O Noticiário Evangélico” (Campo Grande, MS), “A Folha” (Primavera do Leste, MT), “O Correio” (Primavera do Leste, MT), “A Cônica” (Paranatinga, MT) e “O Diário” (Primavera do Leste, MT), periodicamente têm publicado vários de meus trabalhos literários, alguns dos quais estão publicados na internet, no endereço http://www.respland.blogspot.com/, http://www.umnt.blogspot.com/ e http://recantodasletras.uol.com.br/autores/resplandes. É de destacar que neste último sítio, criado em 14 de julho de 2008, o número de acesso já ultrapassou a casa dos 60 mil acessos, registrando a marca média de 3.660 acessos mensais. Nesse espaço, o autor possui mais de 240 textos literários. Suas últimas publicações foram: O abraço da fraternidade upenina - 28/11/09; O perdão e a hipocrisia - 22/11/09; O primeiro discurso - 17/11/09; A competência dos juízes de Deus - 15/11/09; Jurandir Paraibano - 08/11/09; A Matemática da vida - 24/10/09; Estresse Espiritual - 18/10/09; As aparências enganam 11/10/09; Feliz Aniversário - 11/10/09.

Outras atividades.


Em 17 de agosto de 1987, organizou e fundou a ASSEMP (Sindicato dos Servidores Municipais de Poxoréo), da qual fui também o seu primeiro presidente. É também o atual responsável pela Igreja Evangélica Neotestamentária de Poxoréu, fundada nessa cidade durante os trinta, pelo John Rees.

3 comentários:

  1. Confesso que estou impressionad com sua biografia, eu não sabia que Poxoréu conservasse em seu seio alguém com tamanha bagagem literária.
    È surpreedente professor. Parabéns.
    Adimiro-te muito
    Palavras de sua fã GRAZY Lemes

    ResponderExcluir
  2. parabens ao nobre colega por tamanha bagagem, precisamos mostrar sempre os talentos que temos, a nossa região não pode ficar obscura com tantas pessoas capacitadas, parabens professor e agora advogado, que Deus o ilumine sempre. jakson aguirre-jaksonsilva2008@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Olá, sou de Primavera do Leste e estou desenvolvendo um trabalho de escola sobre a UPE em geral e sobre o senhor.Já procurei e nao encontrei sobre oque o senhor esta escrevendo atualmente. Poderia me dizer? Gostaria também de saber quantas pessoas fazem parte da UPE. Agradeço desde já.

    ResponderExcluir