Vida familiar.
Izaias Resplandes de Sousa. Escritor mato-grossense, nascido no dia 25 de maio de 1958, em Torixoréu, MT. Filho de Marcelino Argemiro de Sousa e Maria Resplandes de Sousa, casado com dona Maria de Lourdes Resplandes, com a qual possui três filhos: Fernando, Mariza e Ricardo Resplandes.
Vida profissional.
Vida profissional.
Funcionário público estadual em Poxoréo, MT. Também foi funcionário deste Município no período de 1983 a 2003. Ali foi Secretário Municipal dos governos Lindberg Ribeiro Nunes Rocha (1983-1987), Herculano Muniz de Melo Filho (1989-1992), Walterly Ribeiro da Silva (1993-1996) e Lindberg Ribeiro Nunes Rocha (1997-2000), tendo ocupado as seguintes pastas: Secretaria de Administração, Chefia de Gabinete do Prefeito, Secretaria de Educação e Assessoria de Planejamento e Coordenação Geral. Atuou em diversos Conselhos Municipais como o de Saúde, o de Desenvolvimento, o do Trabalho, o de Assistência Social, entre outros. Como funcionário do Estado de Mato Grosso, atualmente é professor de Matemática nas Escolas Pe. César Albisetti e Profª. Juracy Macêdo, em Poxoréo, MT. Foi Diretor da Escola Estadual de 1º e 2º graus Profª Juracy Macedo (1992-1995), tendo lecionado também nas seguintes escolas locais: Poxoréo, Cel. Júlio Muller e Otaniba da Silva Ribeiro. Aprovado nos exames da OAB/MT, deve iniciar uma nova carreira profissional como Advogado a partir de 2010.
Vida Acadêmica.
Vida Acadêmica.
Graduado em Pedagogia pela UFMT (1998). Em 2000, concluiu o curso de Especialista em Gerência de Cidades pela FAAP/SP. Em 2003, graduou-se também em Matemática pela UFMT. Em 2004, concluiu uma especialização em Matemática e Estatística pela UFLA/MG iniciada em 2002. Em junho de 2009, bacharelou-se em Direito, pela UNICEN/UNIC, de Primavera do Leste, MT.
Produção literária.
Produção literária.
Sua produção literária começou a ser publicada em 1982, pelo Jornal Correio de Poxoréo. Datam daquele ano as crônicas “A guerra da paz” e “Senhor, zele por nós!”. Ainda em 1982 escreveu diversos artigos publicados no jornal estudantil da Escola Pe. César Albisetti “A Seiva”, do qual era o Redator. Em 1983 fundou o Jornal “A Gazeta do Estudante”, no qual escreveu sobre tudo o que se passava na cidade de Poxoréo, visto pela sua cabeça de estudante secundarista. Seu trabalho nesse jornal estudantil abriu as portas para o o ingresso na equipe do jornal “Correio de Poxoréo”, fundado em 1939, do qual foi o redator nos anos de 1983 e 1984, escrevendo, além das notícias, numerosos artigos, crônicas e poesias, dentre os quais, “O horizonte da vida” (poema), “União e participação” (redação premiada em 1º lugar em um concurso municipal), “Águas históricas” (artigo), “Educar é desabrochar, não politicar” (artigo), “Pará, um paraíso escondido” (artigo) e “O sono da morte” (poesia). Em 1985 escreveu “Folclore de Goiás” (monografia). Em 1987, escreveu em co-autoria com Gaudêncio Amorim e Kautuzum Coutinho, o livro “Saudades e Melancolias”. Em 1988, idealizou e participou da fundação da UPE – União Poxorense de Escritores, da qual fui o 1º presidente. Sob a bandeira upenina, escreveu vários trabalhos literários que foram publicados na Revista “A Upenina” e no Jornal “O Upenino”. Em 2004 escreveu junto com mais onze upeninos a “Antologia Poética: síntese da poesia upenina”. Além disso, os jornais “A Gazeta do Grilo” (fundado pelo escritor Kautuzum Coutinho), “A Tribuna” (Rondonópolis, MT), “A Gazeta” (Cuiabá, MT) e “O Noticiário Evangélico” (Campo Grande, MS), “A Folha” (Primavera do Leste, MT), “O Correio” (Primavera do Leste, MT), “A Cônica” (Paranatinga, MT) e “O Diário” (Primavera do Leste, MT), periodicamente têm publicado vários de meus trabalhos literários, alguns dos quais estão publicados na internet, no endereço http://www.respland.blogspot.com/, http://www.umnt.blogspot.com/ e http://recantodasletras.uol.com.br/autores/resplandes. É de destacar que neste último sítio, criado em 14 de julho de 2008, o número de acesso já ultrapassou a casa dos 60 mil acessos, registrando a marca média de 3.660 acessos mensais. Nesse espaço, o autor possui mais de 240 textos literários. Suas últimas publicações foram: O abraço da fraternidade upenina - 28/11/09; O perdão e a hipocrisia - 22/11/09; O primeiro discurso - 17/11/09; A competência dos juízes de Deus - 15/11/09; Jurandir Paraibano - 08/11/09; A Matemática da vida - 24/10/09; Estresse Espiritual - 18/10/09; As aparências enganam 11/10/09; Feliz Aniversário - 11/10/09.
Outras atividades.
Outras atividades.
Em 17 de agosto de 1987, organizou e fundou a ASSEMP (Sindicato dos Servidores Municipais de Poxoréo), da qual fui também o seu primeiro presidente. É também o atual responsável pela Igreja Evangélica Neotestamentária de Poxoréu, fundada nessa cidade durante os trinta, pelo John Rees.
Confesso que estou impressionad com sua biografia, eu não sabia que Poxoréu conservasse em seu seio alguém com tamanha bagagem literária.
ResponderExcluirÈ surpreedente professor. Parabéns.
Adimiro-te muito
Palavras de sua fã GRAZY Lemes
parabens ao nobre colega por tamanha bagagem, precisamos mostrar sempre os talentos que temos, a nossa região não pode ficar obscura com tantas pessoas capacitadas, parabens professor e agora advogado, que Deus o ilumine sempre. jakson aguirre-jaksonsilva2008@hotmail.com
ResponderExcluirOlá, sou de Primavera do Leste e estou desenvolvendo um trabalho de escola sobre a UPE em geral e sobre o senhor.Já procurei e nao encontrei sobre oque o senhor esta escrevendo atualmente. Poderia me dizer? Gostaria também de saber quantas pessoas fazem parte da UPE. Agradeço desde já.
ResponderExcluir