domingo, 6 de maio de 2012

Momento de Arte e Cultura com Aurélio Miranda e Adriano

 
Aurélio Miranda, Izaias Resplandes e Adriano,
em um emocionado encontro na cozinha de dona Lourdes Resplandes
O programa “Momento de Arte e Cultura” deste domingo, 6 de maio de 2012, no pós-décimo encontro nacional de violeiros de Poxoréu, MT, foi apresentado pelos upeninos Gaudêncio Amorim e Wallace Rodolfo, contou com a participação especial das duplas Aurélio Miranda e Adriano e Karen e Pâmela da Viola.
Aurélio disse que é um orgulho poder divulgar o nome de Poxoréu pelo mundo afora.
Já seu companheiro Adriano, é a primeira vez veio a Poxoréu e já pode participar do Décimo Encontro Nacional de Violeiros. Segundo ele, dentro de 40 a 60 dias deverá estar chegando ao mercado o novo trabalho da dupla. Aurélio não falar do disco, dizendo que haverá uma surpresa bem bacana e que vale a pena aguardar.

Aurélio lembrou que saiu de Poxoréu com 14 anos, quando formou a dupla “Cigano e Ciganinho”, cantando os “diamantes azuis de Poxoréu”. Disse ainda que quase teve um infarto ontem, diante da surpresa que lhe foi proporcionada. Ontem, 5 de maio de 2012 foi o seu aniversário de 60 anos e ficou sem fala, quando foi ovacionado no palco do Décimo Encontro de Violeiros pelo público que cantou-lhe os “parabéns a você”.
Aurélio fez uma reminiscência dos shows que fez no Paraguai e na Argentina,  onde foi muito bem recebido.

O presidente Wallace disse que neste ano os upeninos estarão se preparando para comemorar os 25 anos de existência da UPE; e que a UPE estará desenvolvendo um trabalho no sentido de aproximar mais os upeninos, esses “diamantes azuis”, uns dos outros e também da comunidade estudantil e poxoreana como um todo, para que a união de escritores continue sendo de fato uma união.

Por outro lado, Gaudêncio falou de sua felicidade em ser chamado ontem ao palco do Encontro de Violeiros pelo Aurélio Miranda, como co-autor de uma música histórica gravada pelo violeiro em seu último trabalho, hoje muito cantada em Poxoréu.
Segundo Aurélio, ele tem grande satisfação em fazer parte do grupo upenino e que uma de suas propostas é musicar as poesias dos membros da União Poxorense de Escritores. Além da poesia histórica do Gaudêncio que já foi gravada, o violeiro disse que já musicou uma letra do Resplandes, que fala de seu pai “Marcelino”, dos seus tempos de carreiro de bois e que em breve estará gravando. Segundo o poeta Miranda, Resplandes tem sido uma bênção em sua vida.

Aurélio também falou, junto com Gaudêncio, sobre o progresso de Poxoréu. Segundo Aurélio é preciso “unificar para prosperar”. Pensar e agir com amor, sem rancor e sem mágoas... Poxoréu deve ser o nosso grande amor, o nosso diamante mais precioso, o nosso orgulho.

Já Adriano, o parceiro de Aurélio, relatou que em conversa com amigos no FACEBOOK sobre a festa dos violeiros, discutiam o futuro do evento. Disse que, por felicidade, com 40 dias de dupla com Aurélio, pode vir a Poxoréu e ficou empolgado com a participação do público. Disse que ficaram na fila por muito tempo e que quase não conseguiram chegar ao local da festa.
Aurélio brinca e diz que o público de ontem deve ter beirado os 60 mil. A dupla compara a festa de Poxoréu com outras festas e dizem que essa festa só fica atrás de Barretos. Mas, segundo Aurélio, Barretos é uma grande festa de peão e de montaria, mas em termos de festa de viola, Poxoréu dá de dez a zero em Barretos.

O programa também contou com a participação da dupla “Karen e Pâmela da Viola”, lançada durante esse encontro décimo encontro de violeiros.

Karen disse que tem muitas expectativas; que aprendeu a tocar viola agora, mas que pretende gravar CDs, DVDs... Disse que tem um grande prazer em tocar a viola e cantar as histórias da música sertaneja. Aurélio disse que, a partir do momento em que gravarem o primeiro disco, terão um público fiel, pois no Brasil são muito poucas as meninas de 12 a 13 anos que está tocando viola.
Pâmela disse que de agora para frente é gravar o primeiro disco e sair pelo mundo afora. Disse que “não custa sonhar, pois sonhar não custa nada”.

Aurélio fez também uma chamada para a dupla Aurélio e Rafael, patrocinada pelo Canal do Boi e que está chegando em breve a todos os rincões do Brasil. Os meninos são seus filhos e prometem bastante sucesso.
Ao final, disse que estará retornando a Campo Grande de onde partirá para diversos shows já agendados, começando por um show, 12/05, em Corumbá, MS.
Encerrando o programa, Karen e Pâmela da Viola tocaram “Araponga” e “Pagode em Brasília”. Firam muito bonito. Ao final falaram de sua paixão pela viola e de suas expectativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário