sexta-feira, 26 de novembro de 2010

O ADEUS DE JURANDIR XAVIER

Notável Upenino Jurandir da Cruz Xavier, por
ocasião de seu octogésimo aniversário, em 2009,
em sua Chácara Flor de Liz, em Poxoréu, MT.
A dor atinge mais uma vez a família upenina. Dessa feita foi o decano Jurandir da Cruz Xavier.
Aos 81 anos, autor do livro "Poxoréu e o Garças" ele foi chamado para escrever suas narrativas históricas no Reino dos Céus. (http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/1912935).
Ele não foi pego de surpresa. Já faz um bom tempo que sua maior preocupação era transferir o seu legado cultural. A maioria de suas vivências e experiências ocorreu na terra poxoreana, para onde esse paraibano veio ainda menino. Ele faz parte da plêiade dos velhos companheiros que viram surgir nesse Vale as primeiras manifestações de progresso.
Na foto ao lado, Jurandir se faz acompanhar de seus familiares presentes na festa de seu 80º aniversário, em 2009.
Na condição de testemunha ocular da história, Jurandir teve muito o que contar, mas, infelizmente, não pode contar tudo, diante da difuculdade de se documentar e registrar o que viu e o que sentiu enquanto percorreu as ruas, os cantos e os recantos deste lugar

Sua partida se deu na manhã de hoje, de forma tranquila, silenciosa, sem dor, sem alarde e sem sofrimento.
Ele se levantou, fez a higiene matinal, se barbeou e pediu à filha que lhe fizesse um suco de laranja. Nesse ínterim, fechou os olhos, adormeceu e foi se encontrar com os nossos companheiros Aquilino Sousa Silva, Fraga Filho, Gilbert Araújo Lemos, Joaquim Nunes Rocha, Delza Fernandes Zambonini e Joaquim Moreira.
A UPE da Terra se despede de seu Notável confrade, desejando que no além ele venha ser bem recebido por Deus e pelos Notáveis compnhairos da UPE do Céu.

Na foto ao lado, os Notaveis Upeninos Amorésio Sousa Silva, Enir Arge Conceição, João Batista Cavalcante, Izaias Resplandes de Sousa, Gaudêncio Filho Rosa de Amorim, JURANDIR DA CRUZ XAVIER e João de Sousa, em 2009.

Com saudades, dor e pesar no coração e na alma, nós upeninos nos unimos para pedir ao Criador que conceda aos familiares de Jurandir, a necessária paz e conforto espiritual pela perda do ente querido.

Que o calor da amizade dos amigos possa ser um conforto em suas vidas.


Adeus, Notável Upenino Jurandir da Cruz Xavier. Seu nome estará para sempre gravado nos anais dessa entidade que não poupará esforços para mantê-lo vivo na galeria dos imortais.

Na foto ao lado, os Upeninos se fizeram presentes na Chácara Flor de Liz para um Churrasco de Cabra oferecido pelo confrade Jurandir em 7 de junho de 2009. Somos: Izaias Resplandes de Sousa, Luís Carlos Ferreira, Garibaldi Toledo de Moraes, João de Sousa, Josélia Neves da Silva, Jurandir da Cruz Xavier e a Srª Toledo de Moraes.

2 comentários: