sábado, 27 de novembro de 2010

DESPEDIDA DE JURANDIR XAVIER

Jurandir da Cruz Xavier "completou a carreira". Partiu. Foi morar na eternidade.
Seu sepultamento ocorreu às 14 horas deste 27 de novembro de 2010, no Cemitério Municipal desta cidade. A sociedade poxoreana o acompanhou até o seu último repouso.

A UPE, entidade da qual ele é e sempre será membro realizou uma tertúlia fúnebre como homenagem de despedida, a qual foi prestigiada pelos familiares e amigos presentes.

Na foto: Amorésio, Enir, João Batista, Izaias, Gaudêncio, JURANDIR e João de Sousa

Os upeninos Gaudêncio Filho Rosa de Amorim (Presidente da UPE), João de Sousa, Josélia Neves da Silva e Izaias Resplandes de Sousa usaram a palavra. Muito emocionado, o upenino Amorésio Sousa Silva, também presente, preferiu não falar. O vereador Jailton Costa Xavier (Jajá) falou pela família. Poucas palavras, mas cheias de muita emoção. Despedindo-se de seu pai-exemplo na política, Jajá disse que honrará o nome da família nesse campo.

Na foto: Jurandir com o Prof. João de Sousa, a esposa Sulene e as netas.
O upenino João de Sousa relembrou a trajetória de Joaquim Paraibano, o pai de Jurandir, narrando suas aventuras desde a Paraíba até os seringais do Acre onde encontrou aquela que seria sua esposa e depois da Paraíba até o Mato Grosso, para onde se mudou com a família. Muito emocionado, recitou o poema "Meus Oitenta Anos", de autoria do homenageado póstumo, produzido em 2009.


Na foto: Jurandir e uma das filhas. Aquela que cuidou dele em seus últimos dias de vida.

A upenina Josélia se lembrou dos bons momentos em que ela e Jurandir degustaram um bom vinho, que, de cálice em cálice, terminaram em várias garrafas. Dirigiu emocionantes palavras. João de Sousa disse que também participou algumas vezes dessa degustação.

O Presidente Gaudêncio Amorim falou dos últimos momentos em que esteve com Jurandir.

Na foto, flagrantes das pessoas presentes no funeral durante e tertúlia upenina

Gaudêncio disse que o velho upenino fazia questão de ligar para ele todos os dias para dizer como estava de saúde. Se estava bem, se tinha passado mal. Falou também de sua alegria em poder estar bem presente na vida dele nesta reta final, dando apoio moral e material à filha que estava cuidando dele.

O upenino Izaias Resplandes apresentou a mensagem "O Adeus de Jurandir da Crux Xavier" em nome da União Poxorense de Escritores. Encerrou sua fala com o tradicional triplo Viva a Jurandir, no que foi acompanhado pelos presentes.

A família e os irmãos de fé cantaram hinos e cânticos espirituais. A foto abaixo registra o momento dos cânticos e das homenagens ao paraibano upenino.

É mais um companheiro da UPE que nos deixa. Dizia ao Amorésio Sousa Silva que a UPE do Céu está ficando maior que a UPE da Terra. Mas, bom ou ruim, o que importa é que aqui ou lá sempre seremos upeninos com muito amor para dar a todos os que nos rodearem em prol da defesa da arte e da cultura poxoreana.

Viva a UPE! Viva aos companheiros que partiram! Viva os que ficaram! Viva o povo de Poxoréu! E viva o Jurandir da Cruz Xavier!

Viva! Viva! Viva!



Pela Comunidade Upenina, Izaias Resplandes de Sousa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário