quinta-feira, 11 de outubro de 2018

A esperança de pobre nunca morre


A esperança de pobre nunca morre

Izaias Resplandes de Sousa


A revolta e a indignação, inexoravelmente provoca a dor, mas essa dor é muito mais forte quando os motivos da revolta e da indignação fazem parte de nossas próprias estruturas; dói muito mais quando a causa da dor está dentro da gente.
Quando eu ouvia dizer que as pessoas eram atacadas pelos coturnos e botinas das ditaduras de ontem; e que o homem se tornava o lobo do homem; e que torturava, que sequestrava, que matava e fazia desaparecer homens, mulheres e crianças simplesmente porque essas pessoas ousavam dizer o que pensavam e reclamar pelos direitos de viver com dignidade; quando eu ouvia dizer essas coisas, eu sofria muito, e, empaticamente, eu sentia a dor que elas sentiam... Mas, quando eu próprio levei as botinadas e coturnadas nas costelas, na cabeça e por tudo quanto é lado; quando eu mesmo fui torturado e fui alvo daquelas agressões; quando eu fui usado e abusado e depois largado e abandonado; quando eu fui o objeto de depreciação daquelas forças, então a minha dor se multiplicou muitas vezes mais.
Aquelas pessoas que batiam, sequestravam, torturavam, matavam e faziam desaparecer até os cadáveres... Aquelas pessoas sempre pensaram que eram melhores do que eu; pensavam que eram meus senhores e meus deuses e que eu lhes deveria obedecer incondicionalmente, ou então sofrer as consequências.
“Deita no chão”, “ponha as mãos nas costas”, “não se mexa”... Quantas pessoas ouviram isso somente porque eram pobres, maltrapilhos, negros e LGBTs... Eu não quero continuar vendo isso nunca mais. E vou lutar por essa causa enquanto eu viver.
Eu não fui castigado diretamente pelos ditadores, mas eu sofri as consequências de suas ideias autoritárias. Eu era estudante ginasial na década de sessenta. Meus pais eram pobres. Não havia escola pública para que eu e meus irmãos estudássemos. E de um universo de treze irmãos, eu e um outro fomos escolhidos para ir estudar na cidade. Meu irmão foi morar com uma tia em uma cidade e eu fui morar com outra tia, em outra cidade. Fui tirado do seio de minha família porque não tinha escola para mim no lugar onde eu vivia.
E então eu fui para a cidade. Mas a escola que tinha lá para mim era particular. E meu pai não tinha condições de pagar. E minha tia, igualmente muito pobre, com muitos filhos para sustentar, também não tinha condições. Mal conseguia me alimentar. E então, com dez anos de idade, eu fui obrigado a trabalhar para pagar a minha escola. Na hora do recreio, meus colegas lanchavam e eu sentia o agradável cheiro dos cachorros quentes que eles comiam e sonhava com o dia eu que pudesse comer pelo menos um pedaço de um deles acompanhado por um gole grapette, um refrigerante de uva daquela época. Mas eu não podia nem espichar os olhos para a merenda de meus colegas, porque só de estar ali, naquela escola de pessoas que podiam pagar para estudar já era um grande privilégio para um filho de pobre como eu.
Aquela geração achava muito normal que uma criança de onze anos como eu tivesse que trabalhar como um adulto. Eu fazia a limpeza de minha sala de aula em troca da mensalidade escolar; e depois eu vendia as coisas na rua para ter com que comprar cadernos, livros e outros materiais escolares. E acabei tomando gosto pelo dinheiro que conseguia, de tal sorte que, mal consegui terminar o ginásio naquele tempo, pois o que me interessava era trabalhar e ganhar dinheiro, ainda que fossem trocados.
Perdi muitos anos de minha vida em trabalhos corriqueiros e mal remunerados, ao invés de estudar e me tornar um profissional de verdade. Terminei o ginásio em 1973, mas somente concluí o segundo grau em 1984. E somente ingressei na faculdade em 1995. Foram onze anos para concluir o 2º grau e onze anos para ingressar na faculdade. E não pode ser de outra forma, porque eu próprio tivera que trabalhar para prover o meu sustento, não sobrando muito tempo e disposição para estudar.
E então eu vi as coisas mudando enquanto eu envelhecia. E veio a Constituição de 1988 e depois dela várias leis assegurando o direito de todos ao estudo, principalmente para as crianças, as quais foram protegidas até os dezesseis anos para que pudessem ser crianças, brincar, estudar e se preparar para viver uma vida digna.
Mas apesar da Constituição e das leis, os direitos não vieram sem lutas. E eu participei dessas lutas. Eu vivi essas lutas. Eu fui para as ruas e agitei bandeiras, e fiz discursos, e enfrentei o sistema... E então eu vi os governos lentamente mudando e se aperfeiçoando, ao rufar dos tambores de nossas lutas na resistência em favor da inclusão de todos aqueles que, por alguma razão social, física, cultural ou qualquer outra que fosse, estivessem impedidos de exercer os seus direitos como pessoas humanas que são.
E eu sou feliz porque eu vi os pobres, os negros, os índios, as mulheres, os portadores de necessidades especiais e toda a diversidade de gênero incluída nos programas sociais de meu país. Eu vi os pobres comendo, estudando, se preparando para o trabalho e trabalhando, no campo e nas cidades. E repito que não estou dizendo isso apenas porque me contaram, mas porque eu vi e vivi tudo isso, como também a maioria da população brasileira ainda vê e vive tudo isso até os dias de hoje.
E a luta nas trincheiras da resistência deve continuar. Os números divulgados pelo IBGE me mostram que estou no caminho certo ao dizer isso. A pesquisa revela que 53,9 milhões de brasileiros vivem na pobreza. E que desse total, 21,9 milhões de pessoas são indigentes e não tem dinheiro para comprar os alimentos que precisam. A pesquisa diz ainda que mais da metade da população do Brasil ganha menos de um salário mínimo por mês. E que a riqueza está nas mãos de menos de dez por cento da população privilegiada do Brasil.
E alguém ainda vem me falar de capitalismo como a solução para esse Brasil de pobres e miseráveis como eu! Desculpem-me os que estão dentro, mamando nas tetas do sistema, mas não são vocês os que precisam de socorro, porque vocês podem cuidar de vocês. E nós, com quem poderemos contar?
E ao encerrar, eu lhes digo que a minha tristeza é ainda maior, porque até uma grande parcela da igreja, que deveria representar a força dos fracos e oprimidos, hoje eu a vejo adotando  e seguindo o discurso capitalista dos incluídos e favorecidos do sistema, defendendo a exclusão social em nome de Deus, indo contra o discurso cristão de Jesus de que a missão dele e de sua igreja é buscar e salvar o perdido, o que não tem, o pobre, o necessitado, a ovelha errante, o que não tem ninguém por ele...
Se você é um pobre como eu, ou até mais que eu e não quer se ver no espelho dessa narrativa, tudo bem... Eu te compreendo, porque sei que você deve estar sonhando que já está salvo, que já não sofre, que já tem o que precisa e que Deus veio em teu socorro. Mas eu gritar  ao seu coração: Acorda, irmão! Seu sonho ainda não é realidade. E nós precisamos de você na luta. Junte-se a nós: excluídos unidos, jamais serão vencidos! Excluídos unidos, jamais serão vencidos!
 E se você é um dos que tem, pode ser que você também não queira se ver no espelho da verdade desta narrativa, porque você se acha autossuficiente, senhor de si, independente... Mas, eu te digo que apesar de sua riqueza e do que você tem de bens, você é muito mais pobre do que eu, porque eu me amo e tenho quem me ama, mas você não é amado por ninguém.
E então, se vai ser eu de cá e você de lá, fique com o seu candidato dos ricos, mas me respeite e deixe que eu fique com o meu candidato dos pobres, porque se você não sabe quem você é, eu sei quem eu sou e quem é minha verdadeira gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário