quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Décimo Recital de Poesias do SESC-LER de Poxoréu - MT

A poesia não envelhece. Seu encanto é eterno, como eterna é a alma do poeta.
 Muitas poesias já foram maravilhosamente interpretadas nos recitais do SESC-LER Poxoréu, MT, cuja salão social, nos últimos dez anos, nesta mesma data, sempre respirou a poesia upenina. 
Agradecemos a todos aqueles que têm organizado, preparado e realizado esse Recital de Poesias de autores poxorenses. 
O que vocês fazem não é apenas uma homenagem à poesia, mas especialmente à poesia e literatura poxoreana. 
Como disse Gonçalves Dias: "Todos cantam sua terra, também vou cantar a minha". 
Se nós vamos cantar, seja em verso, seja em prosa, cantemos Poxoréu, essa terra dadivosa, da qual o poeta escreveu: "Se Deus, brasileiro nasceu, por certo que foi teus céus, [Poxoréu], o berço que escolheu". Upenino Izaias Resplandes

Desde o ano de 2005 a Unidade SESC-LER de Poxoréu realiza um recital de poesias nessa data memorável de 17 de dezembro. Neste ano, não foi diferente. 
Sob a Coordenação da Profª Paula (de verde, na foto ao lado), os alunos da Unidade desfilaram pelo palco, declamando com alegria as poesias upeninas, prestando sua homenagem não somente à poesia, mas principalmente à poesia dos autores poxorenses, hoje reunidos na guarida da UPE - União Poxorense de Escritores.
O cerimonial ficou a cargo da Profª Rosa Rocha, que desempenhou seu papel de forma brilhante, fazendo inteligentes introdução sobre cada uma das apresentações realizadas pelos alunos.

Dentre as poesias declamadas destacamos "Centro Juvenil", do Notável poeta Luiz Carlos Ferreira, onde homenageia os salesianos que durante várias décadas prestaram serviços à juventude de Poxoréu, no Centro Juvenil, tais como Mestre Armando Catrana, Pe. Clemente, Mestre Marquez, entre outros. Além dessa, foram declamadas muitas outras poesias de Luiz Carlos, todas notáveis e amorosamente interpretadas pelos alunos do SESC-LER Poxoréu.

A poesia do Notável poeta Gaudêncio Filho Rosa de Amorim também foi celebrada no Recital. Dentre as diversas que foram apresentadas, destacamos "Drogas, não!", onde o autor fala das consequências que as drogas podem acarretar, deixando em seu final a forte mensagem; "Drogas, não". O poema foi muito bem interpretado.
Também foram apresentadas poesias de Márcia Nunes, como por exemplo, "Meus Pais", em que ela homenageia seus genitores Albertino e Adelina. Interpretação emocionante.
De Edinaldo Pereira de Sousa, destacamos a interpretação alegre e descontraída de seu poema "A Bola".

*********

De Wallace Rodolfo, o destaque fica a poesia "a lição da formiga"; 



De Zenaide Mendonça Farias, destacamos o poema "Medo". 
E, de Izaias Resplandes, foi muito bem declamada pelo aluno acima, a poesia "A morte do Areia", escrita em 1987, inscrita no Concurso Literário de Verso e Prosa promovido pela municipalidade naquele ano, por ocasião do aniversário de Poxoréu.
Dentre os intérpretes adultos destacamos Luís Tremura, na foto ao lado, um dos organizadores da Escola de Samba Estrela D'Alva e Laudelina Magalhães da Silva, que sempre declama poesias de sua autoria.

A poetisa Laudelina escreve a transmite em simplicidade de alfabetizanda, as  mensagens que tem escrito como decorrência de sua alfabetização no SESC-LER Poxoréu, MT.
Ela se encanta com o Recital.
Ao final do evento a Coordenadora do SESC-LER Poxoréu agradeceu a todos, especialmente aos upeninos presentes" pela presença e pelo incentivo ao trabalho anualmente realizado pela unidade.
Falando pela UPE, o Prof. João de Sousa deixou sua mensagem, parabenizando a todos pela realização do evento.

Um comentário: