sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

São Pedro, onde Poxoréu nasceu

Professor João de Sousa lança seu primeiro livro de história: São Pedro, onde Poxoréu nasceu.

O evento foi prestigiado pela sociedade poxorena. Aconteceu na sede social da ASSEMP, em Poxoréu, MT.
Osmar do Nascimento e sua esposa Sandra Moraes
Amigos e familiares compareceram à noite de autógrafos.

João de Sousa e Mundica
Professor João de Sousa, meu mestre em Matemática, no início dos anos oitenta, na EE. Pe. César Albisetti, em Poxoréu, MT; dedicado pesquisador e inquiridor incansável sobre as raízes históricas do município de Poxoréu; grande admirador da obra literária de Joaquim Moreira ao qual apoiou na publicação de seu livro “No meio das pedras há diamantes” (2005); de espírito incentivador aos novos talentos da literatura poxoreana, também nos apoiou na publicação de nosso primeiro livro, intitulado “Saudades e Melancolias” (1987), escrito em co-autoria com Gaudêncio Filho Rosa de Amorim e Kautuzum Araújo Coutinho, que seu irmão José Alencar publicou em sua pequena tipografia, a Gráfica e Editora Aurora, a qual ficava no final da Rua Mato Grosso, já quase chegando às barrancas do Córrego Bororo, bem próximo à esquina com a Rua Bahia, no centro histórico de Poxoréu; redator do jornal “A Voz de Poxoréu” e nosso companheiro na fundação da UPE - União Poxorense de Escritores (31/03/1988) – eis o autor de “São Pedro, onde Poxoréu nasceu... e a euforia chegou ao fim!”.

Este livro é um livro para ser lido de um fôlego só, porque não dá para interromper a aventura. A gente lê um parágrafo e já fica imaginando o que vem nos demais; lê uma página e já começa a mentalizar as próximas; e assim, de capítulo em capítulo, o autor vai nos conduzindo pelas veredas do rio São Pedro, dos córregos Sete e Pombas, bem como das demais vertentes que gestaram diamantes de valor incalculável e que se espalharam pelo mundo afora como missionários e embaixadores da fortuna desta terra mato-grossense, altaneiramente balizada pelo pico do majestoso morro da Mesa.

 É uma obra de inestimável valor histórico, pela qual o autor pretende encaminhar outros inquisidores aos mistérios soterrados nas regiões garimpeiras de São Pedro, Poxoréu e adjacências, mas que vai muito além de uma simples introdução a novas pesquisas. O livro tem sua própria identidade. Cumpre o papel histórico do autor em somar esforços com seus confrades upeninos (membros da UPE) na “defesa da arte e da cultura” de Poxoréu – eis a crítica da obra.

A narrativa parte do desbravamento da região leste de Mato Grosso, mostra em detalhes a concepção de São Pedro, uma povoação que sentiu o pulsar forte de aproximadamente três mil garimpeiros, que teve o esplendor das grandes e preciosas gemas diamantíferas que foram arrancadas de suas entranhas e que, em pouco mais de três anos de existência, por fatores naturais e também acidentais, entrou em declínio, terminando por desaparecer das margens do rio São Pedro, há poucas léguas da atual cidade de Poxoréu, para onde afluiu a maioria de seu povo, a partir de 1927, quando foi arrasada por um grandioso incêndio – eis aí a obra “São Pedro, onde Poxoréu nasceu... e a euforia chegou ao fim!”.
Eis aí um monumento literário aos garimpeiros são-pedrenses, que viveram, que laboraram, que enriqueceram, que sofreram e que morreram pelo amor à aventura nos berços “onde Poxoréu nasceu”, cuja “euforia”, somente nos braços inertes da morte poderia chegar ao fim – eis uma aventura de vida e morte de uma cidade garimpeira.
Izaias Resplandes de Sousa, advogado,

professor e escritor mato-grossense, co-fundador da UPE.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário