sábado, 3 de março de 2012

1º Dia de Campo Estudantil na ETPox

A Escola Técnica de Poxoréu realizou no último dia 02 de março de 2012, o 1º Dia de Campo Estudantil, enfocando o tema: "Tecnologia de Produção de Soja, milho de pastagem em solos de baixa fertilidade", com grande participação da sociedade estudantil de Poxoréu e Primavera do Leste.
A ETPox é a sucessora da Escola Técnica Cidade dos Meninos, fundada pela Dra. Edwige Dassi. Segundo o palestrante Edson, a mesma começou suas atividades em 1995, ainda nas dependências da Creche Lar do Menino Jesus, no Jardim Tropical, em Poxoréu, MT. Em 2004 passou a funcionar na atual localidade, sendo que, em 2009/2010 foi estadualizada. Neste ano a escola oferece 240 vagas, distribuídas entre os cursos de Agropecuária, Informática, Zootecnia e Administração Rural. O prof. Ademar é o atual Diretor (à direita na foto abaixo), contando na equipe  de trabalho, com vários profissionais de destaque na área agrícolo, dentre os quais o Msc. Engº. Agr. José Jorge Sobrinho, o qual já foi também Secretário de Agricultura do Município e o Engº. Agrônomo Marcelo Neves.
As palestras foram desenvolvidas por Thyene Rodrigues Peres (Manejo de Pragas). Ela é formanda do curso de Biologia da UNIC de Primavera do Leste e estagiária na ETPox; Cassiano (Manejo de Plantas Daninhas e Doenças); Edimar Rodrigues (Manejo de solo, fertilidade e intridução de pastagem); Paulo Betini (Cuidados operacionais, preparo, semeadura e pulverizações); e Edson (O que a Escola Técnica de Poxoréu oferece nas diversas áreas).
Várias autoridades prestigiaram o evento, como por exemplo os vereadores Jailton e Leônidas, o ex-prefeito Lindberg Rocha e sua esposa Jane Lopes, o Contador Oscar Alves da Silva, o Líder da Loja Maçônica Orlando Dalberto. A CATERPILAR se fez presente com um stand de seus tratores e implementos e Jonh Deere enviou uma equipe de servidores para fazerem uma apresentação teórica de seus produtos.
 A UPE se fez presente nas pessoas do Prof. Izaias Resplandes de Sousa (Presidente da entidade) e Prof. João de Sousa (2º Vice-Presidente) - foto acima.
Para Resplandes, eventos como esse devem ser valorizados pela sociedade, não somente pela oportunidade da troca de conhecimentos, mas pela oportunidade de congrassamento. É maravilhoso ver tanta gente junta, alegre e feliz reunida para um evento científico e cultural.
Ao término do encontro, a Coordenação do Evento ofereceu um suculento churrasco para todos os participantes.
A Prefeitura de Poxoréu participou com ônibus para o transporte dos alunos das escolas de Poxoréu (foto acima). A UNIC se fez presente com os alunos do curso de Agronomia. As Escolas Pe. César Albisetti, João Pedro Torres e Franklin Cassiano (de Jarudore) levaram caravanas para o evento.
A caravana da Escola Pe. César Albisetti foi chefiada pelos Professores Luís Sérgio, Antônio Carlos, Maria Iva e Izaias Resplandes. Da Escola João Torres foram a prof. Célia, Mariritânia, Estácio e Sidália Lélis. O prof. Reinan Alves da Costa chefiou a caravana de Jarudore, da Escola Franklin Cassiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário