domingo, 3 de junho de 2012

Dia da Ecologia


Programa Momento de Arte e Cultura
03 de junho de 2012.

O programa upenino “Momento de Arte e Cultura” realizado pela UPE – União Poxorense de Escritores neste domingo, 03 de junho de 2012, pela Rádio Sul Matogrossense foi apresentado pelo Poeta do “Morro do Piolho”, o Notável Luís Carlos Ferreira. A temática principal foi o Dia da Ecologia, comemorado no dia 5 de junho.
Segundo Ferreira, o termo ecologia foi criado por Reider, em 1865. E a data de 5 de junho deve ser um momento

Em 2009 - por ocasião do Dia Mundial do Meio Ambiente - foi divulgado um decálogo sobre Ética e Meio Ambiente. Este decálogo é interpretativo dos ensinamentos contidos no  Compêndio da Doutrina Social da Igreja, disponível em: http://storico.radiovaticana.org/por/storico/2005-11/55127.html e que diz assim:

1) A Bíblia tem de ditar os princípios morais fundamentais do desígnio de Deus sobre a relação entre homem e criação.
2) É necessário desenvolver uma consciência ecológica de responsabilidade pela criação e pela humanidade.
3) A questão do meio ambiente envolve todo o planeta, pois é um bem colectivo.
4) É necessário confirmar a primazia da ética e dos direitos do homem sobre a técnica.
5) A natureza não deve ser considerada uma realidade em si mesma divina, portanto, não fica subtraída à acção humana.
6) Os bens da terra foram criados por Deus para o bem de todos. É necessário sublinhar o destino universal dos bens.
7) Requer-se colaborar no desenvolvimento ordenado das regiões mais pobres.
8) A colaboração internacional, o direito ao desenvolvimento, ao meio ambiente sadio e à paz devem ser considerados nas diferentes legislações.
9) É necessário adoptar novos estilos de vida, mais sóbrios.
10) Deve-se oferecer uma resposta espiritual, que não é a da adoração da natureza.

Na parte musical, a homenagem foi para o cantor e compositor Noel Rosa. O Portal Luiz Nassif em http://blogln.ning.com/profiles/blogs/polemica-noel-rosa-wilson, traz uma síntese de Luiz Américo Lisboa Junior, postada por Ezalmone Moreira dos Santos, datada de 14/06/2009 sobre a “Polêmica Noel Rosa – Wilson Baptista” travada no campo musical, onde um procurava atingir de alguma forma o outro através da música, quando foram produzidas excelentes páginas musicais.
De acordo com a publicação, “Sílvio Caldas gravou um samba intitulado Lenço no pescoço de Wilson Batista”. Noel não gostou, por entender que a música fazia uma apologia à malandragem e compôs “Rapaz folgado”, gravado por Aracy de Almeida. No replique, Wilson produziu “Mocinho da Vila”, criticando a Vila Isabel, onde nasceu Noel, que escreveu “Feitiço da Vila” em resposta, destacando a grandeza e a beleza do bairro. No troca-troca de farpas e defesas Wilson escreveu “Conversa fiada” e Noel “Palpite infeliz”. Wilson rebateu com “Frankstein da Vila” (destacando o defeito físico de Noel, que tinha o maxilar inferior atrofiado) e ainda “Terra de Cego” e Noel, para fazer as pazes escreveu “Deixa de ser convencido”. Essas músicas foram todas gravadas pela Odeon em um disco no ano de 1956, com grande sucesso.
Luís Carlos contou essas histórias e tocou algumas dessas melodias.
Foi um bom programa de domingo.
Texto e Fotos: Izaias Resplandes.  
P.S. As fotos foram tiradas na Chácara do Poeta Luís Carlos, localizada no Morro do Piolho, em Poxoréu, MT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário