domingo, 1 de maio de 2011

Em prol de Poxoréu

Upeninos Luís Carlos Ferreira, João Batista Araújo Barbosa e João Batista Cavalcante




Nono Encontro de Violeiros. Primeiro Dia Rural no Abraço da Viola. Acabaram-se as festividades. As violas tocaram na Tenda do Paço Municipal e na Concha Acústica do Sindicato Rural. Elas deram o seu recado. O povo amou. Participou. Festejou. Poucos quiseram saber por que a festa foi aqui ou porque foi lá, ou porque foi ali e acolá. O que todos queriam era ouvir e cantar a verdadeira música de raiz sertaneja. E isso não faltou. E por isso, parabéns, Poxoréu! O seu povo está feliz.
Mas... E agora, prefeito Ronan? E agora, presidente Zé Violão? E agora, povo de Poxoréu? O que teremos pela frente após estes dois dias de cantoria? E de alegria?
A cidade não pára. Seu coração pulsa no ritmo dos projetos que suas lideranças sonham para o seu desenvolvimento. Assim, sonhar é preciso! Todavia, um sonho nem sempre é bom para todos e nem todos têm os mesmos sonhos. Às vezes é preciso ponderar, avaliar os melhores projetos e estabelecer prioridades. O consenso deve ser buscado a todo custo para que se consiga realizar o máximo com o mínimo.
Atendendo a um convite do Dr. Jurandir Ventresqui Guedes, Presidente da Subseção da OAB em Poxoréu, diversas pessoas poxoreanas fizeram do primeiro de maio um dia de encontro em prol de Poxoréu, em sua chácara. Entre as autoridades estavam o Desembargador Juvenal Pereira da Silva, Vice-Presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso; o Sr. Ronan Figueiredo Rocha, Prefeito de Poxoréu; o Vereador Leônidas Barcelos, Presidente da Câmara Municipal de Poxoréu; o Dr. João Batista Cavalcante, Presidente do Tribunal de Prerrogativas da OAB/MT; o Dr. Izaias Resplandes de Sousa, Presidente da União Poxorense de Escritores; o Dr. José Jorge Sobrinho, Presidente do Sindicato Rural de Poxoréu; o professor Gaudêncio Amorim, Secretário de Administração, Garibaldi Moraes, professor Luis Carlos Ferreira, Dr. Jeová Xavier, Dr. Jean-Louis Stock, arquiteto e blogueiro, João Batista Barbosa, advogado e blogueiro, o empresário Tanaka, professores e amigos da cidade.O dia tanto foi de elogios para as boas realizações, como também foi uma oportunidade para dialogar e aparar eventuais arestas que a vida democrática impõe de forma natural. Houve muitos debates, propostas e justificativas.

O Dr. Juvenal Pereira (foto acima) demonstrou o seu interesse de caminhar ao lado das lideranças do município em prol de Poxoréu. Todavia, deixou claro – e não somente ele, mas também outros como o Sr. Tanaka, por exemplo – que estará fora do movimento se vier a sentir que o interesse particular de cada um possa estar interferindo no projeto coletivo em prol de Poxoréu. O desembargador disse estar pronto, a qualquer instante, para acompanhar as lideranças nas reivindicações dos projetos em prol de sua terra. Para tanto, destacou ser necessário que busquemos o entendimento sobre quais serão os nossos projetos, os projetos da cidade pelos quais todos envidarão esforços para realizar.
A primeira grande discussão do encontro se deu em torno do local onde será realizado o 10º. Encontro de Violeiros. A idéia de consenso é que o evento deva voltar para a Concha Acústica, na sede do Sindicato Rural de Poxoréu. O local foi construído para essa finalidade. Embora os gastos com o aluguel das tendas e da carreta de som possa ser “mais em conta”, o aluguel é sempre um investimento que vai e não volta. Se esse dinheiro do aluguel vai sendo, evento após evento, investido na Concha Acústica, ela ficará cada vez melhor. E ali se poderá realizar não somente o Encontro de Violeiros, mas os Festivais de Música, de Teatro, de Poesia e outros eventos de platéia, pois foi preparada para isso. Já se gastou muito dinheiro ali e esse investimento precisa ser mais bem utilizado. Ao término da reunião, nos pareceu que o consenso foi alcançado e que em 2012, o Encontro de Violeiros será realizado na Concha. E as tendas somente serão usadas se forem necessárias para complementar a estrutura.
Além desse resultado, as lideranças passaram um pente-fino nos principais temas da Administração Pública, concluindo ser necessária uma maior transparência na aplicação dos recursos públicos municipais. Na ocasião foi sugerida a realização de um programa mensal de rádio, tipo “Café com o Prefeito”, onde esse possa conversar com a população, esclarecendo suas dúvidas e anseios. Também foi sugerido que a Prefeitura use o seu site na internet para a divulgação de suas atividades. A mesma observação foi feita em relação à Câmara Municipal. É consenso de que haverá um maior apoio da população se as ações municipais forem feitas de forma clara e bem explicada para que todos possam entender.Nos agradecimentos finais ficou a decisão de um novo encontro em junho, por ocasião dos festejos do padroeiro da cidade.

*Izaias Resplandes de Sousa, Advogado e Professor de Matemática é o Presidente da União Poxorense de Escritores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário