quarta-feira, 18 de abril de 2012

Dia do Livro Infanto-Juvenil

Monteiro Lobato
Fotografia de Monteiro Lobato
Monteiro Lobato: o precursor da literatura infantil no Brasil

18 de abril. Aniversário de José Bento Monteiro Lobato, o criador do "Sítio do Pica-Pau Amarelo" e dos personagens fantásticos como Dona Benta, Narizinho, Emília, Pedrinho, Tia Anastácia, Visconde de Sabugosa, Rabico e tantos outros... Na minha adolescência eu devorei a obra infanto-juvenil de Monteiro. Um após o outro. E o tempo passou. Mas eu não deixei de gostar de Lobato. Recentemente eu reli "Aritmética da Emília". Uma das partes que mais me encantam nesse livro é a técnica para decorar a tabuada proposta pela Emília e que Tia Anastácia também adorou.
Então é assim. Dia do Livro é dia de voltar aos livros. Ler é uma aventira maravilhosa. A gente descobre coisas fantásticas, que a gente nem imaginaria existir. Hoje eu já li bastante. Andei pelos blogs, lendo principalmente os comentários dos amigos sobre a aprovação de Mariza nas provas da OAB, tornando-a habilitada para se inscrever na Ordem dos Advogados do Brasil e advogar, se assim ela desejar. E no mais, passei o dia envolvido com questões matemáticas, na árdua tarefa de professor desta celestial matéria.
E de repente, escuto a televisão dando a notícia de que hoje era o dia do livro e eu tinha passado despercebido. Imagine, um upenino que esqueceu o dia do livro; upenino que ainda a poucos dias era o Presidente da UPE - União Poxorense de Escritores. Seria um pecado mortal esquecer esta data. Mas, salvo pelo "Brasil TV" da Globo, aqui estou para convocar a todos e a todas (no estilo do SINTEP - Sindicato dos Professores de Mato Grosso), para tirar a poeira dos livros e degustá-los. Com certeza, isso dará um grande prazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário