sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Então é Natal!

Família Upenina - Dez de 2009

Então é Natal!
Prof. Izaias Resplandes
A festa da fé, da cristandade. Aliás, de todos. No dia de hoje, o que menos se quer saber é se a pessoa é cristã ou não. O que se deseja é que todos tenham paz, alegria e que comemorem essa data com entusiasmo.

Então é Natal!
Esse é um dia em que as pessoas estão felizes, inclusive você e eu. Que ele possa ser um eterno agora, um instante em que a física chamaria de “tempo zero” e que seja sempre o marco inicial de coisas boas para todos os homens.

Então é Natal!
Esse é mesmo um dia especial. Os anos passam, mas esse dia parece que não acaba, porque nele as pessoas estão sempre se alegrando e festejando o nascimento de Jesus. Já andei escrevendo para contestar que Jesus tenha nascido exatamente nesta data de 25 de dezembro e que os cristãos deveriam deixar a comemoração para outro dia. Continuo entendendo que essa atitude seja a mais prudente. Mas, entendo que há algumas coisas que devem ser repensadas nesse discurso. Afinal, o que é uma data? Ela não significa nada. O que vale é o sentimento que associamos a ela. E se as pessoas querem homenagear o Rei dos Reis nesse dia, por que não?! É melhor fazer isso pelo menos no dia de hoje, do que não fazer nunca. É claro que um gesto por aquele que deu a vida por nós é muito melhor do que nenhum, além do que, esse pode ser o início de muitos outros. Ele pode ser usado pelo Espírito Santo para ser o começo de uma nova vida, com outros natais embasados no verdadeiro conhecimento das Escrituras sobre Jesus, o que é o ideal.

Então é Natal!
Devemos permitir a unção de Jesus pelo melhor perfume que as pessoas tenham, ao invés de simplesmente criticarmos que esse perfume da festa daria um bom dinheiro para ajudar os pobres.
Então é Natal!
Devemos incentivar que as pessoas sejam bem agradecidas pelo que têm recebido de Deus, não importando se sejam cristãs ou não. Deus aprecia os bem-agradecidos, como ficou bem claro no caso dos dez leprosos que foram curados, quando ele critica os nove que não agradecem pela bênção contemplada. Assim, mesmo que alguns tenham outros motivos para fazer a festa natalina, não podemos impedir que as pessoas sejam no dia de hoje gratas a Deus pelo nascimento de Jesus, a maior dádiva de Deus para a humanidade. Mesmo que não se entenda direito, ainda assim é melhor ser bem-agradecido todos os dias, inclusive no dia 25 de dezembro.
Então é Natal!
Se Jesus está presente em sua vida nesse dia, então o meu desejo é que Ele cresça em seu coração cada vez mais e que você continue refletindo e irradiando essa presença, através de demonstrações de afeto, de carinho e de amor pelas pessoas. Amar ao nosso próximo como a nós mesmos é o segundo grande mandamento da cristandade.
Então é Natal!
E a verdade é que Jesus Cristo muda mesmo a nossa vida no dia em que nasce para nós, quando vem morar em nossos corações através de seu Santo Espírito. A partir daí, a cada dia Ele cresce mais e mais, tomando conta de nosso ser. Diante disso, o meu desejo e minha oração é que esse crescimento se prolongue até que Ele possa assumir o controle absoluto de tudo. Então nós seremos plenamente felizes e não teremos mais as nossas diferenças e desencontros, mas seremos todos iguais, como Ele sempre desejou quando nos fez à sua imagem e semelhança.
Então é Natal!
Revendo conceitos, quero, em nome da família upenina, deixar aqui o nosso muito obrigado pela sua presença física e espiritual em nosso meio, principalmente a você que sempre se lembrou de nós em suas orações. Obrigado pelas preces e pelos votos em nosso favor. Sei que eles se cumprirão. E nosso desejo é que os seus votos irradiem efeitos para todos os lados, mas principalmente em sua própria direção. Que tudo aquilo que você, em seu coração tenha desejado para os seus amigos e familiares... Que tudo isso possa ser multiplicado para você e sua família. Esse é o nosso desejo. Pelo seu coração bom e generoso, você merece que assim seja. Então... Que Jesus esteja cada vez mais presente em sua vida. E que este seja o grande dia de seu reencontro com Ele e o início de uma nova vida para você, com um conhecimento cada vez maior da Palavra de Deus.
Então é Natal!
Que o Senhor Jesus seja verdadeiramente glorificado pelos seus irmãos e honrado como o único e verdadeiro Filho de Deus!
Esse é o Espírito do Natal.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

5º. Recital de Poesias SESC-LER Poxoréu

Início, Meio e Fim







A aluna Edete,com muita desenvoltura, interpretou a poesia "Início, Meio e Fim", do escritor Wilson Garcia. O poeta é natural de Paraíso do Leste,MT, autor de vários livros. Atualmente, reside na Capital do Estado.
A intérprete falou com liberdade, administrou o tempo e a oportunidade. Foi bastante aplaudida.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Homenagem ao Resplandes


Aconteceu no dia 28 de novembro de 2009, no salão nobre da ASSEMP.



Vários upeninos, dentre os quais os professores Gaudêncio, Kautuzum, Luiz Carlos Ferreira e o Dr. João Batista (fotos acima), exopressaram a sua satisfação com a aprovação do confrade nas provas da OAB. Na ocasião, falando pela entidade, o Vice-Presidente Upenino Amorim fez uma saudação ao Resplandes, relatando a sua trajetória nesta cidade.



O upenino Luís Carlos Ferreira, Secretrário da UPE, mentor da homenagem, recitou um poema em homenagem ao amigo Izaias, com muito entusiasmo, denotando o seu apreço pelo confrade.O upenino Kautusum conclamou o Legislativo no sentido de conceder o título de cidadania poxoreana ao prof. Izaias Resplandes, enquanto o Dr. João Batista destacou as virtudes do novo companheiro no conhecimento jurídico.


Ao final, foioferecido um jantar aos presentes, encerrando a festividade.