quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019
domingo, 3 de fevereiro de 2019
As opções eternas
As opções eternas
Izaias Resplandes de Sousa
Toda a criação existe por uma razão específica. Esse é o entendimento daqueles que são sencientes e defendem a teoria da utilidade, segundo a qual nada do que foi criado é sem sentido e sem razão de ser, sendo que cada criatura tem a sua missão de existência. Mas qual seria a missão de cada um?
O ser humano gasta muito tempo de sua vida apenas tentando descobrir a razão de sua existência. E não raro morre sem ter chegado a uma conclusão satisfatória. Muito já se tem escrito sobre esse assunto, mas o tema ainda continua a ser palpitante, principalmente porque vemos que ao nosso redor ainda existem muitas pessoas que estão “meio que perdidas”, sem saber o que fazer.
O profeta Isaías registra: TODOS NÓS ANDÁVAMOS DESGARRADOS COMO OVELHAS; CADA UM SE DESVIAVA PELO SEU CAMINHO. Isaías 53:6.
O apóstolo Paulo também registra: TODOS NÓS TAMBÉM ANTES ANDÁVAMOS NOS DESEJOS DA NOSSA CARNE, FAZENDO A VONTADE DA CARNE E DOS PENSAMENTOS. Efésios 2:3.
Assim caminha a humanidade. Às cegas. Muitas pessoas acreditam no determinismo, “princípio segundo o qual tudo no universo, até mesmo a vontade humana, está submetido a leis necessárias e imutáveis, de tal forma que o comportamento humano está totalmente predeterminado pela natureza, e o sentimento de liberdade não passa de uma ilusão subjetiva”.
Eu creio que a eternidade caracterizada pela existência de dois mundos separados e que poderiam ser chamados de “Mundo de Deus” e “Mundo do Diabo” será regida pelo determinismo do Criador. Mas creio que Deus não impõe a existência em qualquer desses mundos a ninguém e que eu poderei escolher em qual deles passarei a eternidade.
Creio que aquele que me criou tinha uma missão planejada para minha existência. Mas não creio que era sua intenção me envolver nessa missão sem qualquer discussão. Não creio que o meu Criador desejasse que eu fosse um ser passivo e compulsoriamente subserviente à sua vontade, que aceitasse sua proposta de vida sem mais, nem menos.
Tenho fundamentos para crer que Deus me criou dotado de livre arbítrio para decidir se faço a minha adesão ou não à sua proposta de vida.
Assim escreveu Josué: SE VOS PARECE MAL AOS VOSSOS OLHOS SERVIR AO SENHOR, ESCOLHEI HOJE A QUEM SIRVAIS; SE AOS DEUSES A QUEM SERVIRAM VOSSOS PAIS, QUE ESTAVAM ALÉM DO RIO, OU AOS DEUSES DOS AMORREUS, EM CUJA TERRA HABITAIS; PORÉM EU E A MINHA CASA SERVIREMOS AO SENHOR. Josué 24:15.
E Jesus, por sua vez, disse assim: SE ALGUÉM QUISER VIR APÓS MIM, NEGUE-SE A SI MESMO, E TOME A SUA CRUZ, E SIGA-ME. Marcos 8:34.
Não estamos predestinados para viver onde não queremos. Deus nos oferece uma alternativa a seguir, mas nós temos plena e total liberdade para aceitá-la ou não. Deus estabeleceu um ordenamento para todos, tanto para os que quiserem viver com ele como para os que não quiserem, mas até que cheguemos à eternidade, ninguém estará obrigado a seguir qualquer deles de forma compulsória. Servir ou não a Deus é uma opção de vida para cada um de nós.
Salomão, defendendo a posição divina escreveu: PARA O ENTENDIDO, O CAMINHO DA VIDA LEVA PARA CIMA, PARA QUE SE DESVIE DO INFERNO EM BAIXO. Provérbios 15:24.
O próprio Jesus disse: ENTRAI PELA PORTA ESTREITA; PORQUE LARGA É A PORTA, E ESPAÇOSO O CAMINHO QUE CONDUZ À PERDIÇÃO, E MUITOS SÃO OS QUE ENTRAM POR ELA; E PORQUE ESTREITA É A PORTA, E APERTADO O CAMINHO QUE LEVA À VIDA, E POUCOS HÁ QUE A ENCONTREM. Mateus 7:13,14.
É fato que toda escolha tem as suas consequências. Salomão fala sobre “ir para cima” ou “ir para baixo”. Jesus fala em “caminho de perdição” e “caminho da vida”.
Salomão escreve mais e diz: HÁ UM CAMINHO QUE AO HOMEM PARECE DIREITO, MAS O FIM DELE SÃO OS CAMINHOS DA MORTE. Provérbios 14:12.
E Jesus coloca todas as cartas na mesa: EU SOU O CAMINHO, E A VERDADE E A VIDA; NINGUÉM VEM AO PAI, SENÃO POR MIM. João 14:6.
É verdade que as opções bíblicas não parecem realmente opções, já que elas não apontam para o mesmo destino. O que se verifica é que, para “ir para cima” onde está a vida, a única opção que temos é Jesus. Todas as demais opções não levam para a vida, levam para “baixo”, para “a perdição”, para a “morte”, para o “inferno”, para o “lago de fogo”. De forma que as opções que nos são oferecidas se referem à vida e à morte. Para a vida só há uma escolha, que é seguir a Jesus. Apenas para a morte existem várias, ou seja, seguir qualquer caminho que não seja Jesus.
É de dizer que a morte não é o fim. O fato de uma pessoa ir para a perdição não quer dizer que tal pessoa deixe de existir, mas apenas que passará a sua eternidade no lugar de perdição. Pode ser que alguém faça essa escolha. E se fizer ela será respeitada para toda a eternidade.
Só haverá uma escolha final. E ela será gravada com o carimbo para sempre. De sorte que, após a nossa morte física prevalecerá essa escolha: VIDA ou MORTE. E aí, sim, passaremos a ser regidos pelo determinismo da opção que fizemos no exercício de nosso livre arbítrio. E não mudará nunca mais.
Jesus disse que no inferno “O FOGO QUE ARDE JAMAIS ARREFECE”, “OS TEUS VERMES DEVORADORES NÃO MORREM, E AS CHAMAS NUNCA SE APAGAM”. Marcos 9:43-44.
Ele também disse que na eternidade, o inferno, a Besta, o Falso profeta, o Diabo, os covardes, os incrédulos, os depravados, os assassinos, os que praticam imoralidade sexual, os bruxos e ocultistas, os idólatras e os mentirosos serão atormentados dia e noite pelos séculos dos séculos no lago que arde perpetuamente em meio ao enxofre.
E A BESTA FOI PRESA, E COM ELA O FALSO PROFETA, QUE DIANTE DELA FIZERA OS SINAIS, COM QUE ENGANOU OS QUE RECEBERAM O SINAL DA BESTA, E ADORARAM A SUA IMAGEM. ESTES DOIS FORAM LANÇADOS VIVOS NO LAGO DE FOGO QUE ARDE COM ENXOFRE. Apocalipse 19:20.
E O DIABO, QUE OS ENGANAVA, FOI LANÇADO NO LAGO DE FOGO E ENXOFRE, ONDE ESTÃO A BESTA E O FALSO PROFETA; E DE DIA E DE NOITE SERÃO ATORMENTADOS PARA TODO O SEMPRE. Apocalipse 20:10.
E A MORTE E O INFERNO FORAM LANÇADOS NO LAGO DE FOGO. ESTA É A SEGUNDA MORTE. Apocalipse 20:14.
MAS, QUANTO AOS TÍMIDOS, E AOS INCRÉDULOS, E AOS ABOMINÁVEIS, E AOS HOMICIDAS, E AOS QUE SE PROSTITUEM, E AOS FEITICEIROS, E AOS IDÓLATRAS E A TODOS OS MENTIROSOS, A SUA PARTE SERÁ NO LAGO QUE ARDE COM FOGO E ENXOFRE; O QUE É A SEGUNDA MORTE. Apocalipse 21:8.
Como se vê, o inferno e o Lago de Fogo são ambientes de castigo eterno. E pelo que Jesus disse é muito fácil chegar lá. E muitos chegarão. Mas não porque Deus quis assim e sim porque essa foi a escolha feita. O Lago de Castigo não é a única opção que temos.
Entre as opções de existência na eternidade está a de viver ao lado de Deus, em uma das moradas que Jesus foi preparar para os que fizerem essa escolha. Segundo a Bíblia esse lugar é muito especial.
NA CASA DE MEU PAI HÁ MUITAS MORADAS; SE NÃO FOSSE ASSIM, EU VO-LO TERIA DITO. VOU PREPARAR-VOS LUGAR. E QUANDO EU FOR, E VOS PREPARAR LUGAR, VIREI OUTRA VEZ, E VOS LEVAREI PARA MIM MESMO, PARA QUE ONDE EU ESTIVER ESTEJAIS VÓS TAMBÉM. João 14:2,3.
EIS AQUI O TABERNÁCULO DE DEUS COM OS HOMENS, POIS COM ELES HABITARÁ, E ELES SERÃO O SEU POVO, E O MESMO DEUS ESTARÁ COM ELES, E SERÁ O SEU DEUS. E DEUS LIMPARÁ DE SEUS OLHOS TODA A LÁGRIMA; E NÃO HAVERÁ MAIS MORTE, NEM PRANTO, NEM CLAMOR, NEM DOR; PORQUE JÁ AS PRIMEIRAS COISAS SÃO PASSADAS. Apocalipse 21:3,4.
É de ver que embora Deus não obrigue os homens a escolher a vida, no mundo eterno criado por ele só existem essas duas opções de existência: o céu e o inferno, a vida e a morte, a salvação e a perdição. E serão dois mundos distintos, cada um com suas regras: o mundo dos que forem leais a Deus e o mundo dos que forem leais ao Diabo. Nos dias atuais, os habitantes desses dois mundos convivem, mas quando chegar o momento do juízo final, cada um seguirá o seu destino e nunca mais se encontrarão na criação de Deus.
O profeta Ezequiel transmite a mensagem de Deus a todos os homens, dizendo:
EIS QUE TODAS AS ALMAS SÃO MINHAS; COMO O É A ALMA DO PAI, ASSIM TAMBÉM A ALMA DO FILHO É MINHA: A ALMA QUE PECAR, ESSA MORRERÁ. LANÇAI DE VÓS TODAS AS VOSSAS TRANSGRESSÕES COM QUE TRANSGREDISTES, E FAZEI-VOS UM CORAÇÃO NOVO E UM ESPÍRITO NOVO; POIS, POR QUE RAZÃO MORRERÍEIS, Ó CASA DE ISRAEL? PORQUE NÃO TENHO PRAZER NA MORTE DO QUE MORRE, DIZ O SENHOR DEUS; CONVERTEI-VOS, POIS, E VIVEI. Ezequiel 18: 4, 31,32
E então é isso. A missão de um homem é descobrir qual será o caminho a percorrer em direção à eternidade, a qual começará ao término de sua vida carnal.
Há duas opções de eternidade: a vida e a morte. Cada um deve analisar, escolher e seguir desde agora o caminho que o levará ao seu destino. Que cada um de nós faça sua análise e sua escolha e faça o que deve ser feito para alcançar aquilo que o seu coração desejar.
Ao encerrar essa mensagem, quero repetir com Josué:
SE VOS PARECE MAL AOS VOSSOS OLHOS SERVIR AO SENHOR, ESCOLHEI HOJE A QUEM SIRVAIS; SE AOS DEUSES A QUEM SERVIRAM VOSSOS PAIS, QUE ESTAVAM ALÉM DO RIO, OU AOS DEUSES DOS AMORREUS, EM CUJA TERRA HABITAIS; PORÉM EU E A MINHA CASA SERVIREMOS AO SENHOR. Josué 24:15.
Também quero repetir com Jesus:
EU SOU O CAMINHO, E A VERDADE E A VIDA; NINGUÉM VEM AO PAI, SENÃO POR MIM. João 14:6.
E finalmente, quero repetir as palavras de Deus através de Ezequiel:
EIS QUE TODAS AS ALMAS SÃO MINHAS; COMO O É A ALMA DO PAI, ASSIM TAMBÉM A ALMA DO FILHO É MINHA: A ALMA QUE PECAR, ESSA MORRERÁ. LANÇAI DE VÓS TODAS AS VOSSAS TRANSGRESSÕES COM QUE TRANSGREDISTES, E FAZEI-VOS UM CORAÇÃO NOVO E UM ESPÍRITO NOVO; POIS, POR QUE RAZÃO MORRERÍEIS, Ó CASA DE ISRAEL? PORQUE NÃO TENHO PRAZER NA MORTE DO QUE MORRE, DIZ O SENHOR DEUS; CONVERTEI-VOS, POIS, E VIVEI. Ezequiel 18: 4, 31,32
Que Deus nos abençoe em nossa escolha e nos ajude em nossa jornada para implementá-la. Amém!
sábado, 26 de janeiro de 2019
Homens do Bem e do Mal
Homens do Bem e do Mal
Izaias Resplandes
E Deus criou um universo de águas
repleto com o seu poder vital criador. E desencadeou nele o “Faça-se”, o
“Haja”. E tudo que é temporal começou a surgir.
No princípio criou
Deus o céu e a terra. Gênesis 1:1.
Nós somos seres humanos. Somos armas,
somos mãos, somos meios… Somos instrumentos de Deus. Agimos no universo por Sua
vontade. Temos como objetivos conquistar, dominar e exercer o controle da terra
em Seu nome, para honra e louvor de Sua glória.
Nele, digo, em quem também fomos feitos herança,
havendo sido predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas as
coisas, segundo o conselho da sua vontade; com o fim de sermos para louvor da
sua glória, nós os que primeiro esperamos em Cristo. Efésios 1:11,12.
Porque dele e por ele,
e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém. Romanos 11:36.
Vivemos na terra. A terra, junto com os
céus formam o universo criado por Deus. A terra é tudo aquilo que não é céu,
que não é espaço, que não é firmamento. A terra está no meio do firmamento. A
terra está nos céus.
Nós somos partes da presença física
positiva de Deus, o Todo Poderoso Pai, Filho e Espírito Santo. Mantemos
fidelidade aos bons propósitos do Arquiteto Universal. No entanto, há outras
partes de Deus que, no exercício do livre arbítrio descambaram para o
negativismo e que hoje atuam no mesmo Universo com o propósito de dominá-lo e
de retirá-lo das mãos do Onipotente. Revestidos com a armadura de Deus e
exercendo o poder delegado de crescer e multiplicar, temos por missão encher a
terra com a presença positiva dominante.
Porque não temos que
lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as
potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes
espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Portanto, tomai toda a armadura
de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar
firmes. Efésios 6:12,13.
Sim, meus queridos, a luta humana é
contra as forças espirituais da maldade. Elas representam o Mal.
Potencialmente, o Mal é equiparado ao
Bem. Pode fazer praticamente as mesmas coisas. Uma das diferenças entre as duas
forças é a finalidade. Elas não têm a mesma finalidade. Enquanto o Bem busca
consolidar o domínio eterno do Onipotente, o Mal busca exatamente o contrário.
Todavia, o modo de fazer as coisas é basicamente o mesmo. Dessa sorte, para que
possa convencer e aliciar discípulos, os obreiros do Mal se apresentam como
obreiros do Bem.
Porque tais falsos
apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo.
E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz. Não
é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça; o
fim dos quais será conforme as suas obras. 2 Coríntios 11:13-15.
E muitos são enganados com as
estratégias malignas. E isso vem desde o começo do mundo. Agiu ontem e continua
agindo hoje.
Mas temo que, assim
como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma
sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em
Cristo. 2 Coríntios 11:3.
Nos dias de Jesus, muitos de seus
seguidores eram falsos, mas estavam iludidos de que eram verdadeiros. Por causa
da astúcia maligna, não é fácil distinguir entre o que é do Bem e o que é do
Mal.
Vós fazeis as obras de
vosso pai. Disseram-lhe, pois: Nós não somos nascidos de fornicação; temos um
Pai, que é Deus. Disse-lhes, pois, Jesus: Se Deus fosse o vosso Pai, certamente
me amaríeis, pois que eu saí, e vim de Deus; não vim de mim mesmo, mas ele me
enviou. Por que não entendeis a minha linguagem? Por não poderdes ouvir a minha
palavra. Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso
pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não
há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque
é mentiroso, e pai da mentira. Mas, porque vos digo a verdade, não me credes.
Quem dentre vós me convence de pecado? E se vos digo a verdade, por que não
credes? Quem é de Deus escuta as palavras de Deus; por isso vós não as
escutais, porque não sois de Deus. João 8:41-47.
É de repetir que é muito difícil fazer
a distinção entre o Bem e o Mal no campo das palavras, porque a estratégia do
Mal é se parecer ao máximo com o Bem. O que vai revelar quem é quem será a
finalidade das obras de cada um. Somente a finalidade dos frutos revelará quem
é quem.
[Jesus] propôs-lhes
outra parábola, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao homem que semeia a
boa semente no seu campo; Mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou
joio no meio do trigo, e retirou-se. E, quando a erva cresceu e frutificou,
apareceu também o joio. E os servos do pai de família, indo ter com ele,
disseram-lhe: Senhor, não semeaste tu, no teu campo, boa semente? Por que tem,
então, joio? E ele lhes disse: Um inimigo é quem fez isso. E os servos lhe
disseram: Queres pois que vamos arrancá-lo? Ele, porém, lhes disse: Não; para
que, ao colher o joio, não arranqueis também o trigo com ele. Deixai crescer
ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Colhei
primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; mas, o trigo, ajuntai-o no
meu celeiro. Mateus 13:24-30.
Todos fomos criados para sermos bons,
mas desde o princípio do mundo Satanás tem agido para desestabilizar a obra de
Deus, fazendo de tudo para iludir a criatura. E muitos têm seguido após ele.
Devemos analisar e julgar criteriosamente a realidade que salta aos nossos
olhos para que não sejamos confundidos e possamos nos perder juntamente com
eles. Suas obras são parecidas com as nossas. A diferença é que nós fazemos
para glorificar a Deus e eles as fazem para glorificar a si mesmos ou a outras
pessoas ou criaturas.
Por isso, tendo este
ministério, segundo a misericórdia que nos foi feita, não desfalecemos; antes,
rejeitamos as coisas que por vergonha se ocultam, não andando com astúcia nem
falsificando a palavra de Deus; e assim nos recomendamos à consciência de todo
o homem, na presença de Deus, pela manifestação da verdade. Mas, se ainda o
nosso evangelho está encoberto, para os que se perdem está encoberto. Nos quais
o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não
resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.
Porque não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus, o Senhor; e nós
mesmos somos vossos servos por amor de Jesus. Porque Deus, que disse que das
trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para
iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo. 2 Coríntios 4:1-6.
Nós vivemos no tempo da falácia e do
engano. Fala-se muito e age-se pouco. Essa é uma atitude típica do Mal. O homem
do Bem não deve se preocupar tanto com o falar, mas principalmente com o agir.
Não quer dizer que não possa falar. Pode, mas suas falas devem refletir suas
práticas. Quem faz uma coisa e diz outra é altamente suspeito.
Tiago chamou a atenção para essa
sincronia necessária entre o falar e o fazer.
Assim também a fé, se
não tiver as obras, é morta em si mesma. Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu
tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha
fé pelas minhas obras. Tiago 2:17,18.
Jesus também falou sobre isso e destacou
o mau exemplo dos escribas e fariseus de seu tempo.
Então falou Jesus à
multidão, e aos seus discípulos, dizendo: Na cadeira de Moisés estão assentados
os escribas e fariseus. Todas as coisas, pois, que vos disserem que observeis,
observai-as e fazei-as; mas não procedais em conformidade com as suas obras,
porque dizem e não fazem; pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os
põem aos ombros dos homens; eles, porém, nem com seu dedo querem movê-los. Mateus 23:1-4.
Para Jesus, o ato de fazer o que
pregava era o ponto diferencial que levaria o homem à crença em Deus.
Não crês tu que eu
estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo
de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras. Crede-me que
estou no Pai, e o Pai em mim; crede-me, ao menos, por causa das mesmas obras. João 14:10,11.
O homem do Bem, age. O homem do Mal,
fala. O homem do Bem age para proclamar e exaltar a glória de Deus. O homem do
mal, quando age, o faz com interesses escusos. Aliás, se quisermos conhecer se
o mensageiro é do Bem ou do Mal, um bom critério é ver quem se destaca em suas
ações, quem aparece e quem é promovido, quem ganha com o trabalho realizado.
E fazem todas as obras
a fim de serem vistos pelos homens; pois trazem largos filactérios, e alargam
as franjas das suas vestes, e amam os primeiros lugares nas ceias e as
primeiras cadeiras nas sinagogas, e as saudações nas praças, e o serem chamados
pelos homens: Rabi, Rabi. Vós, porém, não queirais ser chamados Rabi, porque um
só é o vosso Mestre, a saber, o Cristo, e todos vós sois irmãos. E a ninguém na
terra chameis vosso pai, porque um só é o vosso Pai, o qual está nos céus. Nem
vos chameis mestres, porque um só é o vosso Mestre, que é o Cristo. O maior
dentre vós será vosso servo. E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o
que a si mesmo se humilhar será exaltado. Mateus 23:5-12.
É de destacar também que a orientação
de pregação da Palavra, sem palavras, apenas pelo agir, pelo procedimento. É
muito interessante!
Semelhantemente, vós,
mulheres, sede sujeitas aos vossos próprios maridos; para que também, se alguns
não obedecem à palavra, pelo porte de suas mulheres sejam ganhos sem palavra. 1 Pedro 3:1.
É de observar que a gente faz questão
de dizer que ganhou alguém para Cristo, que temos um filho na fé, que estamos
agindo e fazendo o que Ele manda. Muitas pregações começam assim: “estamos aqui
cumprindo um mandado de Jesus. Ele nos mandou pregar o evangelho em todo o
mundo e a toda a criatura”. E aí falamos, lemos a Bíblia, cantamos, oramos,
tomamos o tempo das pessoas e vamos embora.
Jesus ensinando o
povo, dizia-lhes: Guardai-vos dos escribas, que gostam de andar com vestes
compridas, e das saudações nas praças, e das primeiras cadeiras nas sinagogas,
e dos primeiros assentos nas ceias; que devoram as casas das viúvas, e isso com
pretexto de largas orações. Estes receberão mais grave condenação. Marcos 12:38-40.
A pregação dos homens do Bem ou é
apenas prática, ato de fazer, ou é acompanhada da prática. Tiago ilustra isso.
Assim falai, e assim
procedei, como devendo ser julgados pela lei da liberdade. Porque o juízo será
sem misericórdia sobre aquele que não fez misericórdia; e a misericórdia
triunfa do juízo. Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não
tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo? E, se o irmão ou a irmã
estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano, e algum de vós lhes
disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e nào lhes derdes as coisas
necessárias para o corpo, que proveito virá daí? Assim também a fé, se não
tiver as obras, é morta em si mesma. Tiago 2:12-17.
Aqueles que somente falam têm todos os
indícios de não serem pessoas do Bem. Inclusive, nós devemos nos julgar a nós
mesmos conforme esse critério. É possível que estejamos enganando a nós mesmos
com o nosso modo de viver.
Porque somos feitura
sua, [de Deus] criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus
preparou para que andássemos nelas. Efésios 2:10.
O personagem Chapolim Colorado dizia:
“podem me enganar uma vez, mas não duas vezes; podem me enganar duas vezes, mas
não três… Podem me enganar 200 vezes, mas não 785”. E assim ele sempre ia
aumentando as vezes em que acreditava não ser enganado… Nós devemos lutar e nos
esforçar conta o engano. A Palavra diz que pelos frutos produzidos cada um será
conhecido.
Acautelai-vos, porém,
dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente,
são lobos devoradores. Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se
uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? Assim, toda a árvore boa produz
bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa dar
maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons. Toda a árvore que não dá bom
fruto corta-se e lança-se no fogo. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.
Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele
que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor,
Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos
demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi
abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a
iniqüidade. Mateus 7:15-23.
Nós também seremos conhecidos pelos
outros e por nós mesmos pelos nossos frutos. Que tenhamos zelo e cuidado nesse
sentido, para que aquilo que nós fazemos não venha desqualificar o conteúdo do
que pregamos.
Que Deus nos abençoe!
sexta-feira, 4 de janeiro de 2019
A criação do universo
A criação do universo
Izaias Resplandes
No princípio criou Deus o céu e a terra. E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. Gênesis 1:1-2.
Eis uma síntese da criação do Universo. Quanto ao detalhamento dessa criação, o Gênesis não é cem por cento específico. Nós vamos encontrar no primeiro capítulo do livro alguns detalhes que poderão nos ajudar na compreensão da criação, mas não um detalhamento completo.
Primeiro, é de destacar a pessoa do Criador. No Evangelho de João se apresenta o Deus Filho Unigênito Jesus como sendo o Verbo Criador. E no versículo 2 de Gênesis 1 temos destacada a participação do Espírito de Deus sobre a face das águas. Além disso, temos também outros textos da Escritura como Sl 104:30, Jo 3:5 demonstrando a participação criadora do Espírito.
Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas. Apocalipse 4:11.
No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. João 1:1-3.
Envias o teu Espírito, e são criados, e assim renovas a face da terra.Salmos 104:30.
Assim, nosso entendimento é que a criação é obra da Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo, o nosso Deus triúno.
Por segundo, queremos destacar a forma como se deu a criação.
É de observar que Deus não criou diretamente todas as coisas, embora todas as coisas criadas resultaram da palavra do Criador. Temos, portanto, a criação direta e a criação indireta. Ao observarmos o livro de Gênesis, podemos ver essa forma de agir do nosso Criador. Destacaremos alguns pontos.
E disse Deus: Haja luz; e houve luz. E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas. Gênesis 1:3,4.
Esse texto mostra uma ação direta de Deus criando a luz e também fazendo a separação entre a luz e as trevas. É uma ação direta de Deus.
E disse Deus: Haja uma expansão no meio das águas, e haja separação entre águas e águas. E fez Deus a expansão, e fez separação entre as águas que estavam debaixo da expansão e as águas que estavam sobre a expansão; e assim foi. E chamou Deus à expansão Céus. Gênesis 1:6-8.
Nesse texto vemos Deus criando os Céus. Ação direta do Criador.
E disse Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num lugar; e apareça a porção seca; e assim foi. E chamou Deus à porção seca Terra; e ao ajuntamento das águas chamou Mares; e viu Deus que era bom. Gênesis 1:9,10.
Já aqui temos a ação direta de Deus criando a Terra e os Mares.
E disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente está nela sobre a terra; e assim foi. E a terra produziu erva, erva dando semente conforme a sua espécie, e a árvore frutífera, cuja semente está nela conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom. Gênesis 1:11,12.
Nesse texto começamos a ter contato com a ação criadora indireta de Deus. O Criador concede poder à terra para produzir a vegetação de um modo geral com capacidade reprodutiva, ou seja, cada espécie produzida pela terra trazia em si a semente que lhe daria a capacidade de se reproduzir. Deus não criou as árvores. Determinou que a terra criassem as primeiras, as quais viriam com sementes para assegurar a continuidade, mas sobre essa continuidade não foi estabelecido nesse momento nenhuma diretriz.
E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos. E sejam para luminares na expansão dos céus, para iluminar a terra; e assim foi. E fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; e fez as estrelas. E Deus os pôs na expansão dos céus para iluminar a terra, e para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas; e viu Deus que era bom. Gênesis 1:14-18.
Aqui nós temos a criação dos astros luminosos nos Céus, para iluminar a terra. Ação direta de Deus.
E disse Deus: Produzam as águas abundantemente répteis de alma vivente; e voem as aves sobre a face da expansão dos céus. E Deus criou as grandes baleias, e todo o réptil de alma vivente que as águas abundantemente produziram conforme as suas espécies; e toda a ave de asas conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom. E Deus os abençoou, dizendo: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei as águas nos mares; e as aves se multipliquem na terra. Gênesis 1:20-22.
Já aqui vemos a ação indireta do Criador. Ele determina que as águas produzam répteis em abundância. E no verso 22 vemos a concessão do poder para os seres criados pelas águas e também para as aves do céu se frutificarem e multiplicarem.
E disse Deus: Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie; gado, e répteis e feras da terra conforme a sua espécie; e assim foi. E fez Deus as feras da terra conforme a sua espécie, e o gado conforme a sua espécie, e todo o réptil da terra conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom. Gênesis 1:24,25.
Esse texto revela outra ação criadora indireta de Deus. Ele não produziu esses animais. Ele delegou essa competência para a terra. Ele criou, mas não diretamente. Ele os criou através da ação criadora da terra.
E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.Gênesis 1:26-28.
E aqui temos mais uma ação direta do Criador, criando os primeiros seres humanos. E vemos também a delegação para que se frutifiquem e se multipliquem, encham a terra, sujeitando-a e dominando sobre os animais criados.
É de observar que os seres vivos criados receberam de Deus a bênção da frutificação e multiplicação. Deus continuaria renovando a face da terra, mas quase sempre de forma indireta. Os seres criados seriam os seus instrumentos de renovação. Eles usariam o poder de Deus que estaria presente neles para realizar o trabalho.
É de ver que sem o poder de Deus, nenhum ser vivo é mesmo muita coisa. A Bíblia fala de seres que não tem o espírito de Deus e destaca a sua nulidade existencial.
Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo. Salmos 51:11.
Sai-lhe o espírito, volta para a terra; naquele mesmo dia perecem os seus pensamentos. Salmos 146:4.
Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. Romanos 8:9.
A recriação é contínua porque Deus simplesmente determinou que fosse assim. Ele não disse como deveria ser, mas que seria da natureza do ser vivo o ato de crescer, multiplicar e encher a terra. Essa é a Palavra de Deus, uma palavra que não muda e que deverá se cumprir sempre.
Porque eu, o Senhor, não mudo. Malaquias 3:6.
Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação. Tiago 1:17.
É muito importante que entendamos como as coisas existem e o que deve ser feito para que elas continuem existindo e cumprindo as finalidades de sua criação.
Deus nos abençoe!
Assinar:
Postagens (Atom)


